Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

10 de dezembro de 2022

Las Dos Manos | Chef Kiko


Las Dos Manos é o mais recente espaço do chef Kiko Martins, onde as cores e sabores vibrantes do México encontram o exotismo do Japão numa fusão que arrebata os sentidos! Situado junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara é um lugar que convida a entrar e ficar.


Questionei o chef Kiko sobre como surgiu a ideia de criar este conceito de fusão entre as duas culturas/cozinhas.

"Tenho um grande carinho pela cozinha mexicana, resultado das seis viagens que tive o prazer de fazer, por isso há muito que tinha ideia de abrir um restaurante mexicano. No entanto, sempre tive gosto em fazer conceitos que não fossem muito normais e por isso, quando comecei a fazer os testes do mexicano, sabia que queria criar um mexicano high level.

Enquanto realizava os testes para a carta comecei a perceber que era engraçado ter aqui uma tonalidade, umas cores japonesas. A ideia ao início pareceu-me absurda, uma conjugação meio estranha, mas depois comecei a testar e as coisas realmente fazem sentido. Reparei que havia pratos mexicanos, nomeadamente o aguachile, que funcionavam bem com técnicas japonesas, como o corte de peixe, neste caso o do sashimi e do tataki.

Ainda assim, havia sempre um receio de que o conceito não fosse bem aceite por ser algo diferente e nunca antes feito, mas estou super contente, acho até que se trata da abertura com que eu tenha ficado mais contente, mesmo." 


Acho que o chef tem motivos para se orgulhar!


É possível ficar nas mesas ou ao balcão.



Destaque também para os lindíssimos painéis de azulejo da Viúva Lamego, representando a Frida Kahlo e uma gueixa e que embelezam o espaço.



O couvert acompanhado de uma Classic Margarita e um Las Dos Manos Sour.


Amuse Bouche


Os Aguachile, de Sashimi de Lírio e Gamba do Algarve e Salmão braseado com Ananás e Yuzu. Gostei de ambos mas o de Lírio estava excepcional!


Tostadas de Barriga de Atum e de Novilho com Gema de Ovo BT, a minha preferida.


Tacos de Tempura de Camarão Black Tiger e Maracujá e o Al Pastor de Secretos de Porco preto e Ananás. Recomendo os dois mas adoro a mistura de texturas e sabores do primeiro!


Yakatori de Picanha e Arroz de Alho com salada de couve Pak Choi e Beringela.


Para finalizar elegemos o Flan de 3 Leches com gelado de goiaba e Churros com Doce de Leite, Milho com granizado de lima e tequila. Deliciosos!


Já conhecem?

2 comentários: