La Galerie Dior abriu portas em Março deste ano, sendo já um incontornável espaço de referência da marca. Considero um dos lugares mais emblemáticos por onde já passei, assim como a sua loja na mítica Avenue Montaigne e o restaurante Monsieur Dior, onde almoçámos no primeiro dia em Paris, e dos quais vos falarei num próximo post.
Nas escadarias que ligam os três pisos da exposição encontram-se 1874 objectos de pequenas dimensões nas paredes, feitos em 3D e com magníficas reproduções de peças Dior.
"Apresentando uma narrativa cenográfica única, a Galeria Dior captura o espírito parisiense da alta-costura, perpetuando ao mesmo tempo a memória do seu endereço histórico".
Nesta exposição mergulhamos no universo do criador, que apesar de ter tido uma curta carreira (de 1947 a 1957), tendo terminado com a sua morte prematura, vitima de ataque cardíaco, veio mudar para sempre o curso da moda e beleza.
O icónico Bar Suit, de 1947, (Corolle line) que deu origem a uma nova silhueta feminina.
Os Jardins Encantados com peças que reflectem a paixão de Monsieur Dior pelas flores. Esta começou na sua infância em Granville na Normandia, na residência de família, e onde se situa hoje a sua casa museu, na villa Les Rhumbs.
Desenhos de Gianfranco Ferré e Maria Grazia Chiuri, actual criadora da marca.
Christian Dior continuou a desenhar com inspiração na natureza, tendo feito a sua primeira colecção Femme-fleur sublimada pela linha Corolle.
As icónicas escadas da Maison.
Neste espaço encontram-se criações dos diversos estilistas que passaram pela Dior, começando pelo seu sucessor Yves Saint Laurent (1957 a 1960), seguindo-se Marc Bohan (1960 a 1989), Gianfranco Ferré (1989 a 1997, John Galliano (1997 a 2011), Raf Simons (2012 até 2015) e Maria Grazia Chiuri (2016 à actualidade).
O vestido Millefiore desenhado por Maria Grazia Chiuri para a campanha de Miss Dior 2021, protagonizado por Natalie Portman. Este modelo especial, concebido em gaze de seda enrugada à mão e com flores bordadas, é de uma beleza indescritível!
Retrato de Christian Dior por Paul Strecker, 1928
O atelier original do qual só temos acesso visto de cima.
Monsieur Dior é um criador de estrelas, imortalizado por actrizes como Marlene Dietrich, sua amiga e vizinha na Avenue Montaigne, que usou algumas das suas peças no filme de Alfred Hitchcock "Stage Fright", tendo-se tornado na sua musa incontornável. Ava Gardner, Ingrid Berman e Grace Kelly também o elegeram como seu estilista. Marilyn Monroe, Sofia Loren e Claudia Cardinale renderam-se igualmente à sua forma de exaltar as formas femininas. Actualmente Anya-Taylor Joy, que ganhou um Globo de Ouro pela sua interpretação em "The Queeen´s Gambit", é uma das embaixadoras da marca.
Natalie Portman, Nicole Kidman, Jeniffer Lawrence ou Charlize Theron são outras das personalidades de referência, tendo sido esta última a protagonista do anúncio do perfume J'adore que também aqui está representado.
O ouro, metal nobre por excelência e um símbolo de poder e de fascínio desde a Antiguidade, serve de inspiração para a criação deste perfume em 1999 que evoca este conceito ao extremo. A sua fragrância foi concebida por Calice Becker e a garrafa desenhada por Hervé Van der Straeten, assumindo a forma de uma ânfora com aros dourados e reminiscências da linha EN 8, desenhada por Christian Dior em 1947, exaltando a beleza triunfante da mulher moderna.
A fragrância "Miss Dior" de 1947
Cabinet of of curiosities com alguns dos objectos de culto da marca, dos sapatos concebidos por Roger Vivier à cosmética e perfumes, entre outras peças. Celebrando a arte do detalhe e riqueza do savoir-faire, um tributo para a visão pioneira do seu criador.
A carteira Lady Dior, deve o seu nome à Princesa Diana que após a ter recebido de presente da primeira-dama Bernadette Chirac passou a ser vista com ela em inúmeros eventos. Uma curiosidade, esta verdadeira peça de arte é produzida manualmente em Florença.
O mítico edifício da Avenue Montaigne
Fiquem atentas ao próximo post!
Espreitem também os destaques, posts e os reels no Instagram em breakfast_tiffanys_blog.
Foi sem dúvida uma experiência super interessante e o artigo reflecte na perfeição todo o esplendor! Bravo👏
ResponderEliminarExperiência incrível sem dúvida!
Eliminar