Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

26 de outubro de 2021

Dicas de Decoração de Interiores Feng Shui


Imagem via Pinterest

Esta é a altura ideal para renovar o espaço onde vivemos, pois estamos de regresso a casa depois de um período estival. Por esse motivo, gosto de redecorar, aplicando algumas regras de Feng Shui. Esta prática milenar que teve origem na China tem como objetivo harmonizar os fluxos de energia que circulam nos diferentes ambientes, para que o Chi, a energia vital, flua. Para tal é essencial incluir elementos que ajudem a mesma a ser bem conduzida.

Em primeiro lugar, gosto de começar pela organização do closet, descartando as peças que já não uso ou estão em mau estado e editando o armário por cores e tipo de artigos. Separo também o que vai para doação e alguns mais especiais são colocados à venda numa plataforma para o efeito. Este ciclo de renovação é algo que me deixa mais leve, pois é cada vez mais importante pensarmos na nossa pegada ecológica! Faço o mesmo para os restantes acessórios e cosmética. Dado que o closet é uma área importante do meu trabalho, é essencial manter esta zona sempre arrumada, limpa e arejada. A luz é também fundamental, pelo que todas as manhãs abro a janela e deixo o sol banhar esta divisão.


Imagem via Pinterest

Aplico o mesmo princípio para as restantes zonas da casa. No quarto esta técnica reveste-se de especial importância, dado se tratar de um local de descanso. Gosto de usar cores claras que me ajudem a dormir melhor. Não tenho demasiados móveis, nem TV, embora o telemóvel fique ao meu lado por funcionar como despertador. Tento não o usar desde que vou para a cama. Nesse momento opto por ler um livro, aplicando também um perfume, por exemplo, de lavanda nas almofadas. O seu cheiro permite-me acalmar e prepara-me para um sono reparador. Tenho a cama voltada para a porta, segundo o Feng Shui esta deve estar nesta posição mas não em linha recta com a mesma. É também recomendado que tenha cabeceira (algo que para mim é essencial) e que a mesma não esteja encostada à parede contígua à casa de banho. Quando estou deitada tenho uma visão desafogada da divisão. No entanto, nem sempre é possível aplicar estas regras e, nestes casos, o ideal é consultar alguém especializado em Feng Shui.

A cozinha é outra zona a ter em conta, dado que na técnica ancestral Feng Shui, jogam-se os elementos água, terra, fogo, madeira e metal, promovendo o equilíbrio entre as energias Yin e Yang (opostas mas complementares). Por esse motivo, é importante que o frigorífico, o lava-loiça e as máquinas de lavar louça e roupa não estejam junto do fogão. Este deve estar posicionado de modo que não fique de costas para a porta e num ponto onde possa ter visibilidade de toda a cozinha. No meu caso isto acontece, embora a casa não tenha sido concebida originalmente segundo esta técnica, mas, mais uma vez, caso não seja possível existem formas de adaptar. O fogão é essencial, por representar o elemento fogo e, como tal, deve estar sempre limpo e em boas condições de funcionamento. Embora isto seja algo inerente à limpeza de uma casa, é também uma regra de bom-senso e não meramente um princípio de Feng Shui. Nunca conseguiria viver num local que não estivesse cuidado e a cozinha é obviamente um dos lugares que requer maior atenção.


Imagem via Pinterest

A casa de banho é outra das áreas determinantes, onde a limpeza e higiene devem imperar. Existem alguns truques que ajudam a uma maior harmonia, como ter móveis e loiças claras, a tampa da sanita sempre para baixo, a porta fechada, uma boa iluminação e a colocação de plantas. Gosto igualmente de pôr velas e ambientadores e quando estou mais cansada encho a banheira e tomo um banho de espuma ao som da minha música preferida. Todas estas normas são importantes para nos conectarmos e vivermos uma vida mais equilibrada. No entanto, apesar de a minha casa de banho principal ser clara a social é escura, mas sendo menos utilizada não sinto que seja algo que condicione.


Imagem via Pinterest

A sala é provavelmente a minha divisão preferida, e com o teletrabalho tornou-se um espaço multifunções. Local de descanso, refeições e trabalho. Por esse motivo, reveste-se ainda de maior importância a limpeza e organização constante. Uma das regras que impusemos cá em casa foi de que mesmo que estejamos a trabalhar neste espaço durante o dia, tudo é arrumado e colocado no escritório à noite. Nesta altura gosto de baixar as luzes, ver uma série ou um filme, acender uma vela aromática e descansar. No Outono e Inverno adoro ter a lareira acesa, pois dá-me uma grande sensação de conforto e paz.

Existem outros elementos do Feng Shui que podem ajudar a criar uma atmosfera aconchegante, como um espelho pendurado no hall de entrada ao lado da porta. Pode também ser colocado em frente à mesa de jantar. O mesmo, contudo, nunca deve ser posto no quarto reflectindo a cama. Espreitem algumas sugestões de espelhos aqui.

As plantas são também uma óptima forma de criar um bom ambiente, tenho por exemplo um lírio da paz. Esta planta originária da América do Sul é óptima para purificar o ar, eliminar toxinas e transmitir uma sensação de leveza. Podem encontrar mais informação sobre plantas neste link.

Em suma, o Feng Shui promove um estilo de vida equilibrado e harmonioso, deixando fluir as energias. Apercebi-me que muitas destas regras já estavam incutidas no meu lifestyle mesmo sem saber e que procuro agora conhecer melhor!

Caso pretendam aprender mais sobre este tema, podem consultar os artigos de decoração da Maria Luísa, responsável da área do blog da Imovirtual. Encontrem mais informação aqui.

# Artigo escrito em parceria com a Imovirtual.

2 comentários: