Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

22 de março de 2019

New Hand Lab


Na minha estadia no Pura Lã  fiz uma visita ao New Hand Lab. Já tinha ouvido falar neste espaço mas não esperava encontrar algo tão dinâmico e diferenciador. O projecto criativo que integra a fábrica António Estrela | Júlio Estrela é uma colmeia de criadores onde sentimos o pulsar da inovação dos artistas que aqui trabalham diariamente, dando-lhe uma nova roupagem e tornado-o num polo cultural da Covilhã!


Neste espaço convivem várias artes, dos bonecos feitos em lã às peças de roupa, pintura e fotografia. É também habitual ser um lugar de convívio, tertúlias, concertos e desfiles de moda, entre outras performances.


Senti-me a entrar num universo mágico 





As bonecas de Ana Almeida que representam as Aldeias de Portugal



A moda também está presente e é possível adquirir peças feitas em lã por um dos designers que colabora no espaço.



A Fábrica António Estrela, provavelmente a mais antiga de lanifícios da cidade da Covilhã, foi erigida na segunda metade do século XIX sobre outra datada do século XVII. Tendo recebido um galardão em 1904 pelos seus tecidos em lã, na Exposição Universal de St. Louis, Missouri, e que a projectou no panorama internacional. Em 1906 ganha o prémio "Briliant Pen" de Men´s Fashion Writers International, atribuído a Júlio Afonso como distinção pela qualidade do trabalho criativo de design de tecidos e tweeds


Recantos acolhedores


o atelier de pintura





Luís, o simpático proprietário que herdou a fábrica da família, fala com paixão deste projecto e do seu espólio. Ainda guarda todos os tecidos feitos e é habitual os estudantes da Universidade da Covilhã, entre outras instituições, virem fazer pesquisa para este espaço. Uma forma de preservar esta arte ao longo das próximas gerações.


As lãs são utilizadas nas peças criativas. Um dos antigos teares também ainda funciona e aquando da minha visita estavam a dar vida à peça que esteve em exposição na BTL a semana passada.


O carocha é um dos "ex-libris" deste espaço! O divertido visual é fruto do esforço e criatividade de toda a equipa de artistas que colaboram com o New Hand Lab.






Vai uma boleia? Já conhecem este espaço? Ficaram curiosos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário