Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

18 de abril de 2018

"Cantina Zé Avillez"


A “Cantina Zé Avillez” do conceituado chef recebe-nos de portas abertas no renovado Campo das Cebolas em Lisboa. "Um conceito de cozinha portuguesa familiar, com um ambiente caloroso e com um cheirinho a alecrim, sentimo-nos em casa" é o que nos promete o novo espaço que acaba de abrir na Rua dos Arameiros, nº15, em Lisboa. Fui experimentar e garanto-vos que foi assim que me senti!






















O espaço é dominado pelos azulejos e pelo azul do céu e do mar, em que cada recanto nos lembra a tradicional alma portuguesa. Um lugar onde a luz natural impera ou não fosse esse um dos cartões de visita de Lisboa. Podemos ainda optar pela simpática esplanada com vista para o rio nos dias de sol.


Ao fim-de-semana a Cantina apresenta também o tradicional cozido à portuguesa!






















Detalhes que fazem a diferença























Uma das apostas da carta são os cocktails com alusões nacionais. Eu optei por um Descoberta e o André pelo Alfacinha. Claro que experimentei os dois e adorei. Prefiro sabores não muito adocicados e estes estavam equilibrados na medida certa!


Os salgados e as entradas são um dos pontos fortes do menu, pelo que não podíamos deixar de iniciar esta viagem gastronómica sem passar pelos típicos Pasteis de bacalhau, os Croquetes de novilho e a Empadinha de alheira. Experimentamos também o delicioso Escabeche de ovos verdes com gengibre, a Saladinha de polvo e batata doce e o imperdível Tártaro de carapau picante. Porvavelmente o menos tradicional, mas que recomendo a quem gosta de sabores intensos.


O roteiro de sabores podia ter ficado por aqui, mas o propósito era ter uma boa ideia do menu e as propostas são irresistíveis para quem gosta da nossa comida.


Um Polvo à Bacalhoeiro foi a opção para prato de peixe e estava simplesmente delicioso! Acompanhámos a refeição com uma sangria branca.


As Pataniscas com Arroz de Feijão eram um dos pratos que a minha mãe fazia na perfeição, pelo que a fasquia era muito elevada, mas é um prato que recomendo.


Por fim, e embora ainda tenham insistido para provarmos o cozido, que ficará certamente para uma próxima visita, saboreamos o Cachaço de Porco grelhado com migas soltas de couve-chinesa e feijão. Mais um prato a não perder, sobretudo para os apreciadores de carne.


Para terminar com notas doces, um Bolo de Chocolate e um Toucinho-do-Céu.


Como já aqui referi sou grande fã dos espaços do chef José Avillez. Este é o lugar perfeito para levarem os amigos que vêm de viagem a Portugal ou simplesmente para reviverem o verdadeiro sabor da cozinha tradicional. Como afirma José Avillez «A Cantina Zé Avillez abre as suas portas a todos os que vivem e trabalham em Lisboa, mas também a quem visita a cidade e o país. Aqui celebramos o nosso gosto em receber bem. A Cantina Zé Avillez é um cartão de visita de Lisboa».

Aproveito para vos deixar o link para outros restaurantes do chef que fui conhecer Bairro do Avillez, Cantina Peruana, Cantinho do Avillez e Mini Bar.


Seguindo o conceito de outros espaços do chef José Avillez, Felipa Almeida e Ana Anahory desenvolveram o design de interiores, tendo como inspiração as tabernas e os restaurantes castiços do antigamente. O mármore Estremoz, os vários azulejos e o padrão das cadeiras transportam-nos para um ambiente familiar e acolhedor de uma típica cantina portuguesa. Já conhecem este espaço?

4 comentários:

  1. Nunca experimentei mas o restaurante parece incrível!!

    FAZ AS TUAS PERGUNTAS: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/04/q-5-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a Cantina.
    Infelizmente, a experiência que tive no "Bairro" não foi das melhores...
    Mas, concordo contigo, pelo que vejo nas tuas fotos esse espaço é maravilhoso :)

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta a "Cantina", acho que vais gostar! ;)

      Um grande beijinho,

      Carmen

      Eliminar