Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

26 de agosto de 2017

CANTINA PERUANA | Bairro do Avillez


A CANTINA PERUANA com assinatura do chef peruano Diego Muñoz de portas abertas no Bairro do Avillez, convida-nos a embarcar numa surpreendente viagem de sabores e influências, que se revelam em cada prato! Marquei o meu lugar e fiquei rendida a este roteiro inesquecível!


Diego Muñoz e José Avillez conheceram-se na cozinha do conceituado El Buli mas só em 2016, quando Diego veio a Lisboa e se apaixonou pela cidade, é que este projecto começou a ganhar forma. «É com muito gosto que recebo o Diego em minha ‘casa’, porque é um amigo e um grande chef. Vai ser interessante observar a convivência das duas gastronomias no Bairro do Avillez. No Páteo temos o melhor da cozinha portuguesa, no primeiro piso vamos ter o melhor da cozinha peruana.» – José Avillez.


Quem não arrisca não petisca e aqui garanto-vos que se petisca muito bem!


Para chefiar a cozinha da CANTINA PERUANA, Diego Muñoz escolheu Yuri Herrera, um chef peruano com quem trabalha há vários anos. Amante de ceviche, Yuri Herrera trabalhou até Janeiro deste ano no prestigiado restaurante Astrid & Gastón, em Lima, onde ocupava a posição de sub-chef de cozinha. Yuri Herrera será o representante de Diego Muñoz na CANTINA PERUANA.

























Deste espaço faz igualmente parte o Pisco Bar onde podemos encontrar cocktails especiais, que combinam cor, frescura, sabor, tradição e criatividade. Estão organizados em 4 mundos: LOS SOURS, que são os cocktails mais tradicionais e famosos do Peru; os CHILCANOS, que na sua base combinam Pisco Acholado e Ginger Ale; os EXPLORADORES, que incluem um aperitivo com ginjinha em homenagem a Lisboa chamado “Capitão Lisboa”; e, finalmente, o mundo OUTROS PERUANOS EM PORTUGAL, com uma selecção de gins, runs e piscos. Optámos pelo Pisco Sour tradicional, do qual sou fã, e o Chilcano de Frambuesa.
















































O surpreendente couvert


Diego Muñoz dividiu a carta da CANTINA PERUANA em 6 mundos: Mundo Cru e Frio: Costa Peruana, Mundo Brasas: Ruas de Lima, Mundo Frituras: Cantina Peruana, Mundo Andino: Cultura Milenar, Mundo Wok: Peru China, e Mundo Doce: Costa, Serra e Selva. Desta forma, apresentam se as diferentes técnicas, influências e ingredientes que coexistem na cozinha peruana e que contribuem para a sua riqueza e diversidade. A forma perfeita de descobrir esta carta é partilha-la e foi o que fizemos!


O “Mundo Cru e Frio: Costa Peruana” reflecte a forte ligação dos peruanos ao mar e inclui os tiraditos e os ceviches. Demos inicio a este roteiro com o delicioso Ceviche Clássico, seguindo-se o Tiradito Tusán e o Cremoso de Mariscos. Difícil eleger um favorito! 



Acompanhamos a refeição com um Chilcano 


O “Mundo Brasas: Ruas de Lima” remete para os sabores e aromas dos grelhados preparados na rua que unem os peruanos em torno do convívio e da comida, os anticuchos. Experimentamos o Anticucho de Corazón de Buey, uma verdadeira delicia e um prato que à partida achei que não iria gostar. Segui-se o Anticucho de Tentáculo de Pulpo, que também está na lista dos favoritos! Estas iguarias foram acompanhadas por um tradicional Choclo con Queso y Albahaca (Mundo Andino).


No “Mundo Frituras” encontram-se os típicos fritos acompanhados com molhos que os peruanos costumam partilhar. Provamos o Chicharrón de Gambas em tempura com molho tártaro e criolla.


No “Mundo Wok: Peru China” há pratos de arroz cozinhado no wok que resultam da influência da comunidade chinesa no Peru. Provámos o Aerueporto Capón, arroz frito com char siu, tortilha de ovo, salada de nabo, gengibre e feijão-mungo. Curioso como esta mistura de influências nos faz viajar por diferentes continentes.


Para finalizar, o “Mundo Doce: Costa, Serra e Selva” que inclui sobremesas que resultam da tradição peruana e da confluência das culturas inca e espanhola. É o caso do Sorvete de Pisco Sour, a sobremesa mais fresca da CANTINA, e da Mousse de Chocolate Peruana, uma sobremesa rica e ´decadente`...Para não arruinar a dieta só provei mas são perfeitas para terminar o itinerário.





O design de interiores  foi concebido por Ana Anahory e Felipa Almeida a partir de um conceito proposto por José Avillez e Diego Muñoz. As cores alusivas à cultura peruana e uma instalação com peças artísticas inspiradas no mar, da autoria de Cátia Pessoa, caracterizam a decoração do espaço e sugerem que o peixe é um dos principais sabores da CANTINA PERUANA. 


A CANTINA PERUANA está aberta de segunda a sexta-feira apenas para jantar, das 19h00 às 24h00. Aos sábados e domingos, abre para almoço das 12h30 às 15h00 e para jantar das 19h00 às 24h00. O local ideal para fazer uma visita com amigos num registo descontraído.

2 comentários: