Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

31 de agosto de 2016

Bairro do Avillez | Atipicamente Lisboeta



Acaba de inaugurar o Bairro do Avillez, "atipicamente lisboeta", e o mais cool de Lisboa. Como alfacinha e fã assumida do chef não podia deixar de fazer uma visita...Preparem-se pois neste espaço aguarda-vos muito mais do que uma simples experiência gastronómica!


Logo à entrada encontra-se a Mercearia onde podemos comprar diversas iguarias que dividem o espaço com livros, aventais e outros acessórios dignos de um verdadeiro chef




Na Charcutaria destacam-se os queijos e enchidos que contam como o aconselhamento da ilustre "Manteigaria Silva". Com uma cuidadosa selecção de todo o País, sem esquecer as ilhas, os produtos podem ser comprados para levar ou serem degustados na hora acompanhados de um bom vinho ou cerveja.


O espaço que se segue é a Taberna, perfeita para almoçar, jantar ou petiscar durante a tarde. Nesta taberna há muito mais do que pão e vinho sobre a mesa. Aqui encontra croquetes, bifanas de atum em bolo do caco com legumes avinagrados, sanduíche de leitão com pickles de algas e salicórnia, entre outras surpresas, como pipocas de coiratos picantes e cornetto de tártaro de carapau.




José Avillez refere que conheceu este espaço há 5 anos e ficou desde logo apaixonado. Quando há um ano surgiu a oportunidade de ficar com o mesmo começou a imaginar um bairro inspirado nos bairros lisboetas e nas suas memórias.




O projecto de decoração ficou a cargo de Ana Anahory e Felipa Almeida, do Atelier Anahory Almeida, a partir do conceito criativo proposto por José Avillez.




O Páteo é o último recanto deste atípico bairro! O local perfeito para estar à mesa e para uma refeição mais demorada...Foi por aqui que ficamos a almoçar.


Aceitámos a sugestão da simpática Carina e pedimos diferentes entradas para partilhar. 




Para começar um refrescante Gin...O couvert composto por pão com azeitonas, broa de milho, pão alentejano, azeitonas galegas marinadas, manteiga dos Açores e manteiga fumada é simplesmente delicioso!




Para entrada Gambas com alho e malagueta e Carabineiro grande grelhado com molho do bairro...Não consigo resistir a carabineiro! ;)


Acompanhamos com Anthea Alvarinho



Como prato de peixe Lulas Grelhadas nas brasas com um delicioso arroz negro com maionese de alho e kimchi.


Depois de experienciarmos pratos de peixes e marisco, não podíamos deixar de lado a carne, outra das referências deste espaço, ainda que já um pouco por gula. Optámos por um delicioso bife da vazia maturado, acompanhado com batata frita e legumes salteados.


A cereja no topo do bolo, Pudim Abade de Priscos com sorvete de framboesa e "Maracujá" com sorvete de coco, refrescante e com um toque tropical.


O Bairro do Avillez fica situado na Rua Nova da Trindade, nº 18 e está aberto todos os dias das 12h à meia-noite. É obrigatória uma visita!

# Pictures taken with Sony A7 RII

2 comentários: