Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

23 de setembro de 2014

Exposição "Texturas e Tradições" by Sofia Tregeira



A minha querida amiga e joalheira Sofia Tregeira acaba de inaugurar a exposição "Texturas e Tradições na Ourivesaria Sarmento, na Rua Áurea em Lisboa, que estará patente até dia 18 de Novembro. Vale a pena passarem por lá!




Fui conhecer esta colecção em primeira mão e fiquei rendida aos detalhes e texturadas utilizadas


Estas peças já moram cá em casa ;)




Sofia o que te inspirou para criares a exposição “Texturas e Tradições”?

A ideia surgiu há algum tempo mas só agora a coloquei em prática.

Inspirei-me nas nossas tradições que se foram perdendo mas que felizmente estão a ser retomadas e valorizadas pelas gerações mais jovens.

As rendas, e algumas peças da ourivesaria tradicional portuguesas, foram o ponto de partida.

Como tal desenvolvi uma colecção muito realista no que toca aos pormenores das rendas, que desde tenra idade tomei gosto pelo pormenor e trabalho das mesmas, tendo sido sensibilizada pelos trabalhos que as minhas avós desenvolviam com linhas muito finas, resultando em rendas fantásticas, e cheias de pormenor. Além disso as jóias tradicionais, tais como o conhecido coração de Viana, as arrecadas de Viana, também designadas pelas argolas de "bambolina"...foram o complemento para o desenvolvimento da colecção.


"Jewels are the girls best friends" ;)


Esta colecção é fruto de um trabalho extremamente minucioso, como consegues criar peças que recriam na perfeição as rendas e outros detalhes da cultura tradicional?

A joalharia é realmente um trabalho minucioso por si só.

Existem inúmeras técnicas tradicionais e artesanais na joalharia, que utilizo no meu dia-a-dia de trabalho, mas desenvolvi uma técnica em particular que me deixou bastante satisfeita, visto que consegui o resultado realista e minucioso que pretendia.


Também te inspiras bastante na natureza para conceber as tuas peças, como definirias o teu estilo como joalheira?

Sim, a natureza é uma das minhas maiores inspirações.

Seguramente que tenho um estilo próprio, e por isso mesmo o meu trabalho é reconhecido e associado rapidamente a mim, por quem me segue e adquire o meu trabalho, mas na minha modesta opinião a simplicidade e amor pelo meu trabalho é o que me define.


Com a simpática familia Sarmento, proprietária desta ourivesaria há seis gerações

Créditos Fotográficos Catariina Fernandes Photography

Sem comentários:

Enviar um comentário