Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

11 de agosto de 2010

Pequenas Mulheres


Porquê será que hoje em dias tantos país permitem que as suas meninas sejam mulheres antes de tempo? Já para não falar das "Suris" desta vida, filhas de famosos que andam quase desde o berço de  saltos altos e vestidas com roupa que podia ser usada pelas suas mães.

Falo de crianças com 7, 8 anos, como a que vi hoje na sala de espera do consultório médico. Esta criança tinha as unhas dos pés e das mãos pintadas de encarnado e manejava o seu portátil magalhães, com o seu rato óptico, como se essa fosse a ocupação normal de uma criança, como uma pequena executiva. Não vou questionar aqui a idade com que devemos começar a usar um portátil mas não terá sido a generalização demasiado excessiva? Onde fica o espaço para as brincadeiras de criança? O que vai fazer esta menina quando chegar à idade de ser mulher? Brincar com bonecas? Ler banda desenhada? E que cor de verniz irá escolher, se o vermelho é de todas as cores a mais adulta e sensual? 

Se em criança já usamos tudo o que ambicionamos usar, quando crescermos que ambições iremos ter? Qual será a meta a atingir? Estaremos a preparar melhor estas crianças que tem acesso às novas tecnologias desde o berço e não têm de esperar por nada? Ou será que a nossa educação, ainda que com pouco ou nenhum acesso às novas tecnologias, ou ao verniz da moda, porque não era adequado para uma menina, nos fez crescer com muita mais garra e ambição e sobretudo muito mais preparados para as desilusões que, quer queiramos quer não, a vida acaba por nos trazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário