Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

7 de fevereiro de 2017

"Mutações de Ouro e Prata" by Virgílio Seco


Com Virgílio Seco e Carlos Pissarra


Estive presente na inauguração da exposição “Mutações de Ouro e Prata” de Virgílio Seco, um dos mais conhecidos joalheiros portugueses. Esta mostra de cerca de 30 peças de joalharia decorre na Galeria de Exposições Temporárias da Casa-Museu Medeiros e Almeida até dia 18 de Fevereiro, com entrada livre.


Das peças expostas destacam-se colares, anéis, brincos, pulseiras e dez objectos utilitários em prata, entre eles dois serviços de chá e castiçais. 


Desde jovem e ao longo dos anos envolvido no mundo do antiquariato, reconhecido pela sua especialização nas artes aplicadas do século XX, Virgílio Seco lançou-se, no início dos anos noventa, na área da joalharia, dando largas a uma velha paixão até aí ainda por explorar. Passa então a criar jóias em materiais nobres – ouro e pedras preciosas, na maior parte peças únicas – e rapidamente alcança reconhecimento e prestígio em Portugal e no estrangeiro, com numerosas mostras em galerias e museus nacionais (Museu dos Coches, Museu Soares dos Reis), mas também em Nova Iorque, Bruxelas, Paris, Bayonne, Mónaco, Madrid, Barcelona e Dubai.


Mais recentemente o consagrado joalheiro passa também a explorar a produção de objectos utilitários em prata, os quais pela primeira vez são apresentados ao público nesta exposição. 


Já visitaram esta exposição?

Sem comentários:

Enviar um comentário