Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

21 de janeiro de 2016

Ann-Kristin Wenzel | Na Primeira Pessoa


Conheci a Ann-Kristin num evento, já lá vão um par de anos, ainda como manequim. Depois disso estive com ela em outras ocasiões já como responsável pelo catering e a representar a sua empresa Flirt Gourmet. Nesta altura falou-me com grande paixão sobre algumas das suas criações. Foi aqui que se deu o clique e resolvi convidá-la para esta entrevista. 

Passámos uma tarde muito divertida na Academia dos Sabores da Vaqueiro a preparar uma deliciosa tarte de pêra e especiarias, entre risos e confissões.


Ann-Kristin quando nos conhecemos em 2013 ainda eras manequim mas já tinhas a tua empresa Flirt Gourmet. Quando é que a paixão pela moda deu lugar à paixão pela culinária?

Por acaso nesse trabalho, nesse dia ou pouco depois, percebi que tinha mais paixão pelo mundo culinário do que pelo mundo da moda. Apercebi-me porque passei todo o dia a falar sobre comida com a maquilhadora, Daniela Reis e o meu cliente, a Carla Soveral. Tivemos uma conversa durante uma hora e meia sobre comida enquanto almoçávamos. Era muito mais apropriado se essa conversa tivesse sido sobre moda mas não foi. É engraçado que ainda falamos sobre este dia de vez em quando. Foi um momento importante para mim e acho que foi este momento que ajudou-me a decidir fazer a mudança.


Consideras-te Food Stylist, achas que a cozinha pode ter uma ligação com a moda?

Acho. No mundo culinário também existem trends, tal como a moda a nível de empratamentos, do tipo de cozinha que está “na moda”, a nível de cores, benefícios, entre outros.

Porque já trabalhei com a moda - uma coisa muito visual – ajuda-me ter uma noção estética diferente das outras pessoas. Gostava de trabalhar mais como foodstylist, mas ainda tenho muito para aprender. Estou a fazer um curso neste momento para saber mais a nível de fotografia e começar a focar-me mais nesta área. Gosto muito de empratar pratos, comida e sobremesas. Acho que é através das fotos que decidimos se vamos fazer uma receita ou não, que vemos numa revista por exemplo. Gostava de ser a pessoa que faz a comida “brilhar” para estas fotografias.


Em 2015 ficaste em 2º lugar num conhecido programa de culinária. Como é que isso mudou a tua vida?

Mudou em vários sentidos. Já não sou manequim e trabalho a tempo inteiro como cozinheira, em vários projectos. Lancei um Bolo de Cenoura por Ann-Kristin à venda nos hipermercados Continente por €10. O meu livro de receitas vai sair nas livrarias em Janeiro ou Fevereiro. Estou a trabalhar no meu canal de YouTube. Para além disso vou ainda fazer muitos projetos em 2016 - tudo projectos no mundo culinário.

Nessa competição, acho que foi melhor para mim do que ficar no 1º lugar porque deu-me tempo para perceber o que queria fazer, focar-me em alguns projectos imediatos e pensar no longo prazo. Com o 1º lugar tinha logo que ir-me embora para usufruir do prémio (9 meses na escola Le cordon Bleu em Madrid) e assim vou só só este ano em Junho para um curso intensivo de 1 mês e meio.


Um dos prémios era o referido curso na conceituada escola Le Cordon Bleu. Quais são as tuas expectativas em relação a esta oportunidade?

Espero aprender muito na escola! O curso é de cozinha básica num horário intensivo. Acho que vou gostar muito de aprender novas técnicas e depois partilhar com todos quando voltar.

O teu bolo de cenoura é já um best-seller, a que consideras que se deve este sucesso? O arroz doce dinamarquês também é uma delícia, já pensaste comercializá-lo?

As pessoas por acaso gostam mais do bolo do que pensava que iam gostar. É um bolo diferente do que já existe no mercado e gosto que seja assim, diferente. Há muitos bolos com chocolate, muitos deles um pouco enjoativos a nível de quantidade de açúcar. Gosto de surpreender, fazer coisas deliciosas com ingredientes menos óbvios tal como cenoura (um legume) e o queijo-creme (ingrediente salgado). Sobre o arroz doce dinamarquês, acho que era uma óptima ideia Carmen! :D Vou pensar nisso.


Perante tantas tentações como consegues manter a forma?

Sou MUITO gulosa mesmo que não pareça. Acho que deve-se à boa genética, actividade física, e um equilíbrio nas refeições. Se como chocolate ao pequeno-almoço (sim acontece…Eu disse que sou gulosa!), vou almoçar uma salada saudável e equilibrada. Uma vez que não consigo mesmo deixar de comer coisas menos saudáveis, preciso fazer o equilíbrio com coisas também saudáveis ao longo dos meus dias.

Se te pedisse para te identificares com um chef e uma top model, serias uma mistura de quem com quem?

Gostava que fosse o Heston Blumenthal misturado com Rosie Huntington-Whiteley, mas eu acho que é mais Darren Purchese (chef pasteleiro australiano) com Carmen Kass.


Quais as principais diferenças entre Portugal e Dinamarca? 

O tempo em Portugal é maravilhoso. O sol e o bom tempo fazem uma grande diferença no meu humor.

Para além da cozinha quais as tuas principais paixões?

Cozinhar obviamente é a maior paixão. Também gosto muito de design de interiores, cães e medicinas naturais/saúde/nutrição.


Se te pedisse para criares uma receita para o blog, qual seria a tua proposta?

Talvez um prato tradicional de algum país, mas reinventado e com um look moderno.

Projectos para 2016?

Vai sair o meu livro no início deste ano. Um canal de Youtube. Crescer o blogue e abrir a minha empresa de catering.


Como te defines como mulher?

Sou uma mulher com garra, que não desiste dos seus objectivos facilmente. Se houver uma pedra no caminho, guardo-a para construir um castelo. Sou muito honesta e directa. Prefiro ter menos mas de melhor qualidade. Acredito no bem das pessoas até me mostrarem o contrário. Detesto injustiças e pessoas que se aproveitam dos outros, sobretudo de mim.



O resultado da Tarte de Pêra e especiarias, em breve partilhamos a receita ;)




Créditos Fotográficos Paula Bollinger




Agradecimentos 





Look  


Dress Zara | Ankle Boots Rockport | Watch Dior | Lotus Ring by Sofia Tregeira 


Make-up by Sofia Ávila for Benefit Boutique  


 Hair by Tita Martins for Anton Beill Hairdressing


2 comentários: