No sábado, dia 29 de Setembro, passei um dia diferente no Jardim Zoológico de Lisboa que se associou novamente à EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários) para promover a campanha de sensibilização e conservação de 2012, designada "No Trilho da Ásia" que é totalmente dedicada ao Sudeste Asiático. Hoje, dia Mundial do Animal, é sem dúvida o dia perfeito para alertar para esta Causa.
Esta é uma das regiões com maior biodiversidade do planeta e o habitat natural de algumas espécies emblemáticas como o Tigre-de-sumatra, o Elefante-asiático e o Orangotango.
Foi uma tarde muito divertida passada com a Martinha do blog Marcas por Amor, o Bernardo da Gravata sem Regras e o André da Cabana do Paraiso.
Para esta campanha a mascote eleita foi o Tigre-de-sumatra e o embaixador em Portugal é o Avô Cantigas, que escreveu e compôs uma música especialmente para o efeito onde alerta todos para a preservação das espécies. E eu não resisti a tirar uma foto com este herói da minha geração;)
Pela primeira vez a EAZA e a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) desenvolvem uma campanha de conservação conjunta. O principal objetivo passa por sensibilizar a população para a espantosa vida animal desta região que está em elevado perigo de extinção. É, por isso, fundamental angariar donativos para um fundo de conservação destas espécies in-situ (no habitat natural).
O Jardim Zoológico convida-nos a saber mais sobre as inúmeras espécies representativas do Sudeste Asiático, como o já falado e enigmático Tigre-de-sumatra, o calmo Orangotango, e o quase extinto Mainá-do-bali.
A sobrevivência das espécies depende de cada um de nós e as escolhas diárias traduzem-se na própria sobrevivência do Homem. Por exemplo, das oito subespécies reconhecidas de tigre, três já estão extintas: o Tigre-do-bali, o Tigre-do-cáspio e o Tigre-de-java.
Os tigres têm sido ameaçados pela caça e desaparecimento do seu habitat, em consequência da progressão de áreas agrícolas e urbanas. Existem muito mais tigres sob cuidados humanos do que no seu habitat natural devido à inexistência de áreas protegidas suficientes, nas quais possam ser reintroduzidos. Será este o papel da campanha de conservação e preservação deste ano, sensibilizar e angariar fundos para que o Sudeste Asiático possa recuperar todas as suas espécies caraterísticas.
Visite o Jardim Zoológico
e aprenda como travar as grandes ameaças à extraordinária vida animal
do Sudeste Asiático. Contribua para o equilíbrio ambiental mundial, em
conjunto com o Jardim Zoológico. Eu já decidi que vou apadrinhar um Tigre! E vocês o que vão fazer pela conservação das espécies?
Adoro este post!!! Deve ter sido uma tarde fabulsa com os 4 :)
ResponderEliminarEu adorava apadrinhar um Koala ou uma girafa....;)
Bjo doce
Olá Maf:) Era muito giro se tivesses ido também! Também adoro Koalas, temos de tratar do apadrinhamento porque depois há um dia dedicado aos padrinhos;)
ResponderEliminarBeijo doce para ti.
Um dia muito divertido na celebração de uma Causa que deve ser de todos...a preservação da biodiversidade.
ResponderEliminar