Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

26 de fevereiro de 2012

Sessão Dupla - Parte II



Mississipi, década de 60. Os Estados Unidos apesar de toda a exaltação democrática mantinham-se como uma nação dividida entre o Sul preconceituoso, onde imperava a segregação racial, e um Norte onde se faziam ouvir as vozes de JFK (John Fitzgerald Kennedy) e Marthin Luther King em defesa de uma América unida, justa, em torno da protecção dos mais elementares direitos humanos.


Skeeter (Emma Stone), regressada da Faculdade e imbuída do sonho de ser escritora decide fazer valer-se do seu talento e aspirações e parte para a escrita de um livro que denuncia através dos depoimentos reais de mulheres negras, empregadas, amas e governantas (o único trabalho ao qual podiam aspirar), as verdadeiras atrocidades e humilhações que sofriam.


Mulheres que criavam os filhos dos brancos, que regra geral os amavam mais que as próprias mães, que eram proibidas de usar as mesmas casas de banho que os seus patrões, pois segundo eles eram portadoras de estranhas doenças, mulheres que cuidavam do lar de forma imaculada mas eram tratadas como seres  inferiores devido ao tom de pele.


Um elenco de luxo encabeçado por Viola Davis (Aibileen) e com os iguais notáveis desempenhos de Octavia Spencer (Minny Jackson) e de uma irreconhecível Jessica Chastain (Celia Foote; façam o paralelismo com “A Árvore da Vida”), dá-nos a conhecer uma forte história sobre o quase regime de apartheid que ainda se vivia no Sul dos EUA e a coragem destas mulheres que unidas procuraram a mudança. 


Com argumento e realização de Tate Taylor, baseado no best-seller mundial escrito, em 2009, por Kathryn Stockett, “As Serviçais” é um filme sério, dramático mas que ainda assim nos consegue arrancar por diversas vezes um sorriso e uma boa gargalhada. Imperdível!


“The War Horse”


“O Cavalo de Guerra” é acima de tudo aquilo que poderíamos definir como “um filme bonito”. Uma grande produção, bons actores, excelente fotografia e banda sonora (a cargo do galardoado John Williams) e um filme que nos comove.


O filme que tem como pano de fundo uma Europa em plena 1ªGuerra Mundial mostra-nos ao mesmo tempo que num tempo de terror e crueldade é possível esperar e observar os mais ternos e genuínos laços de humanidade, solidariedade, amizade, perseverança e esperança.


Spielberg apresenta-nos um filme sólido, agradável mas sem os pergaminhos que o tornem num grande épico, numa obra-prima.

1 comentário:

  1. Ameii os dois, diferentes mas ambos com historias qe prendem do inicio ao fim.

    XoXo Fashion Hunter
    http://miwardrobeistuwardrobe.blogspot.com/

    ResponderEliminar