Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

10 de dezembro de 2011

Vânia Beliz | Na primeira pessoa


Tive o privilegio de conhecer a Vânia Beliz há alguns anos a esta parte num fim-de-semana descontraído em Vilamoura através de uma amiga comum.

A primeira imagem que retive da Vânia foi a de uma mulher sensual, cheia de força e determinação e que abordava o tema "Sexo" como nunca antes tinha visto ninguém, com uma elegância inata que é talvez um dos traços da sua personalidade que mais admiro, a par de uma doçura genuína que fazem dela uma Mulher tão especial. Não foi por acaso que a elegi para dar início a este ciclo de entrevistas.

Encontrei-me com a Vânia na Pensão Amor, o espaço perfeito para mais uma apresentação do seu livro, 'Ponto Quê?', e garanto que passamos uma noite bastante divertida!



Num ano em que a crise bateu à porta dos portugueses tu tornaste-te num caso de sucesso. Lançaste o teu primeiro livro, ‘Ponto Quê?’ Tens a tua rubrica no programa Curto Circuito da Sic Radical e ainda tens tempo para dar formação, nomeadamente aos mais pequeninos? Qual é o segredo do teu sucesso?

Sinto que sou perseverante, sempre percebi que nada me ia cair do céu e por isso habituei-me a semear para colher depois. Sinto que tenho trabalhado muito e que isso sim me tem trazido frutos especiais. Infelizmente nem sempre é fácil, a crise é motivo para travar e adiar tudo mas sinto que não devemos desistir. Sinto que se ultrapassar este momento terei uma boa colheita e é este objectivo que me move a continuar, claro que ter a oportunidade de fazer o que gostamos é muito importante é como um combustível fantástico que complementa o resto.


Já te abordaram na rua com dúvidas ou comentários? Alguma situação mais embaraçosa ou divertida?

Na rua não, este é um assunto que as pessoas querem ver resguardado mas é sempre bom quando recebo e-mails simpáticos que me felicitam pelo que faço. Fico literalmente corada quando leio determinados elogios mas fico orgulhosa e feliz. Sempre que me enviam mensagens com questões tento responder com a máxima brevidade, cada pergunta e resposta é única e por isso é sempre importante responder a todas.



E já que falamos de crise de que forma é que achas que esta tem afectado a vida sexual dos portugueses? Achas que os portugueses se tem vindo a esquecer do seu próprio prazer? 

Acho que as famílias portuguesas estão a passar por momentos muito difíceis e claro que isso se traduz na nossa intimidade. É complicado mantermos o desejo quando tememos o nosso posto de trabalho ou quando não sabemos se vamos conseguir ir ao supermercado. Ainda assim, este pode ser um motivo para nos aproximarmos mais, para nos unirmos e claro para darmos mais valor a quem está ao nosso lado. Vamos todos aprender com tudo isto e o importante é acreditarmos que juntos ultrapassaremos as dificuldades, depois de estarmos apaziguados, talvez seja mais fácil abrimos as janelas a algo que requer tanta disponibilidade como o sexo.



Porque motivo escolheste a Sexologia associada à Psicologia Clínica?

Sempre me interessou muito esta área, sempre a achei viva e desafiante, por isso na hora de escolher não houve duvidas.



Tu és uma mulher extremamente sensual, achas que pelo facto de seres uma mulher bonita e charmosa se abriram mais portas ou, pelo contrário, tiveste de fazer um esforço adicional numa sociedade tendencialmente machista como a nossa?

Lol Sempre gostei de falar de sexo e sempre o fiz de uma forma natural, não acho que a dificuldade esteja no facto de ser mulher mas sim no objeto da especialidade. Escutei, no início, muitos comentários maldosos quando entrei nesta área. Infelizmente ainda existe muito desconhecimento e tabus à volta do tema da sexualidade. Até no seio da minha família tive dificuldades e isso foi o mais complicado. Mas entretanto reforcei-me e agora já não ligo tanto aos comentários maldosos, faço o que gosto e pronto.




Que conselhos darias a uma mulher para se tornar mais sensual?

Penso que cada uma de nós é única e deverá aproveitar cada ponto forte que tem. Todas temos algo de especial mas acima de tudo a autenticidade é o mais importante, tentarmos ser o que não somos não nos fará especiais.



Achas que definitivamente as mulheres sentem que tem direito "ao seu prazer" ou ainda existe muita culpabilização num País em que tradicionalmente a mulher casava e o sexo apenas podia ser encarado com fins reprodutivos?


As mulheres procuram cada vez mais o seu prazer e tentam conquista-lo já com menos tabus. Mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Foram muitos anos de castração e de silêncio e agora temos de ter alguma cautela para não cairmos no excesso e na banalização dos nossos afetos.





Por outro lado, um casal que procura engravidar, torna muitas vezes o acto sexual, face a toda a pressão, como algo mecânico / uma obrigação. Não sendo quantidade sinónimo de qualidade, o que devem os casais fazer para exponenciar o prazer nestas situações?

Penso que mesmo perante algumas dificuldades é preciso manter alguma tranquilidade, somos todos diferentes e pode até a ansiedade ser o maior travão a este desejo, o ideal, caso não esteja identificado qualquer problema, é fazer amor quando se deseja e não com tempo limitado e marcado numa agenda, a pressa é inimiga da perfeição.

Quais são os teus truques de beleza e o que fazes para te manter em forma?

Infelizmente não encontro tempo para o ginásio e também há pouco tempo para grandes refeições. Tento comer com cuidado e cuido sempre que posso da minha pele.

Desmaquilhar sempre, hidratar e filtro solar são obrigatórios. Sou muito preguiçosa e também pouco disciplinada nos famosos rituais de beleza.



Achas que um corpo perfeito é sinonimo de uma sexualidade mais satisfatória ou pelo contrário como diz o mito uma mulher gordinha e descomplexada pode ter uma melhor relação?
Muitos estudos revelam que as mulheres mais redondinhas têm mais complexos com o seu corpo e por isso podem não estar tão à vontade na intimidade. Mas isto varia também muito de mulher para mulher…a nossa imagem é muito importante mas se uma mulher redondinha estiver satisfeita consigo não é isso que a vai atrapalhar, depende muito de como as mulheres vivem o seu corpo.

Qual é o teu perfume de eleição?


Ops, não uso perfume, sou alérgica mas sou uma verdadeira fã de sabonetes perfumados, adoro, adoro, adoro…tenho vários e quem me conhece sabe sempre o que me oferecer…ainda este fim de semana perdi a cabeça por um fantástico.

E o look perfeito para uma noite romântica?
Algo feminino e que me faça sentir bem, normalmente um vestido.

Preferes roupa mais sofisticada ou consideras que uma mulher pode ser igualmente muito sensual num look de jeans e t-shirt?
Não é o que vestimos que faz de nós mais ou menos sexys, o segredo está debaixo de qualquer trapinho. Sou muito desmazelada durante o dia confesso mas gosto daquela sensação de me transformar quando saio ou tenho um programa especial.


Tens algumas marcas de eleição ou compras uma peça se gostares e te ficar bem independentemente da marca?


Gosto de algumas marcas mas reservo-as para alguns acessórios mais exclusivos, como as malas. O resto compro independentemente das marcas o que gosto.

Dormes de pijama ou usas sempre lingerie sexy, ou nada?

Nada ou lingerie sexy quando estou acompanhada e de pijama quando estou sozinha.

Qual o livro e o filme que mais te marcaram e porquê?

O livro Como água para chocolate da Laura Esquivel pelas descrições culinárias tão sedutoras, o filme o Bolero, era muito pequena mas ver a Bo Derek nua em cima de um cavalo foi algo que me marcou…vi-o às escondidas o que fez dele algo mais especial…

A tua viagem de sonho? Ou aquela que já realizaste e que mais gostaste e porquê?


Adorei Paris e queria muito levar lá o meu companheiro, neste momento apeteciam-me 3 semanas num sitio quentinho sem telefone, sem internet…que falta me faz descansar e namorar…

Uma mulher cosmopolita como tu optou por viver no campo e manter bem vivas as tradições do local onde vive. A tua casa é um espelho desse lugar mas também do teu bom gosto e personalidade. Porque fizeste essa opção? Achas que viver numa grande cidade diminui a qualidade de vida?

Adoro grandes cidades, como por exemplo, Lisboa, mas quando tivemos de tomar uma opção, o Alentejo tornou-se o destino de sonho. Sempre gostei de casas antigas e comprar em Lisboa seria difícil ou quase impossível, assim, optamos por um prediozinho no centro histórico de uma cidade alentejana, e gosto, gosto muito. Pouca coisa me dá mais prazer do que caminhar a pé pela cidade, ver os prédios antigos, abrir a minha porta e sentir-me em casa…tenho lá o coração.



Queres deixar uma última dica para sobrevivermos à crise com um sorriso nos lábios?

Pensem que este é só um momento com o qual teremos de aprender, pensem que havemos de ultrapassar estas dificuldades e que devemos reforçar-nos junto dos que amamos. Sem medo e sem desistência…para a frente é que é caminho…

2 comentários:

  1. Parecem ter passado um tempo óptimo juntas! Boa entrevista !! *'s

    ResponderEliminar
  2. Seria difícil começar melhor este ciclo de entrevistas que muito promete. Perguntas descontraídas mas pertinentes e as duas em grande cumplicidade

    ResponderEliminar