O anúncio do casamento entre o príncipe William de Inglaterra e a sua namorada de longa data, Kate Middleton, ocupa um lugar de destaque na imprensa britânica que hoje se congratulou com o "esperado" enlace.
Com exceção do "The Independent", todos os jornais britânicos - incluindo o formal "Financial Times " - dedicaram as principais páginas ao casal, ilustrando as notícias com as fotografias de William e Kate, assim como do anel que oficializa o noivado, anunciado publicamente na terça-feira.
"Finalmente chegámos lá, querida", titulou o "Daily Mail ". O jornal referia-se ao longo romance entre dois jovens que se conheceram na Universidade em 2001.
Dar anel de Diana foi gesto romântico
O conhecido "The Times " titulou "New Romantic", aludindo ao anel oferecido pelo príncipe William à namorada, uma safira rodeada por diamantes, que antes pertencera a Diana de Gales que o recebera das mãos do pai do noivo, o príncipe Carlos, por ocasião do pedido de casamento.
"Algo emprestado, algo azul, é o anel de Diana a selar o compromisso real", refere ainda o jornal, numa alusão a um tradicional provérbio inglês, que indica as superstições que deverão ser seguidas pela noiva no dia do casamento para que a união seja bem sucedida.
O tablóide "Daily Mirror " classificou o casamento como "um momento brilhante para a história da realeza" e "um tributo comovente de um filho à mãe", Diana, que morreu em 1997 num acidente de carro, em Paris.
Origens de Kate destacadas
"Com o anel da mãe, eu irei casar", foi a frase escolhida pelo tablóide "The Sun ". O jornal publicou também duas fotografias: uma, tirada na terça-feira, na altura do anúncio do noivado de William e Kate. E outra, dos pais do príncipe, quando anunciaram o próprio noivado. Em ambas as fotos, as duas mulheres, Kate e Diana, envergam um vestido azul que combina com o anel.
O título escolhido pelo "Daily Telegraph " foi "Kate é muito especial: o veredicto do príncipe sobre a futura mulher".
De assinalar que vários jornais destacaram as origens plebeias de Kate Middleton, com o "The Sun" a escrever: "Kate vai permitir-nos adaptar a monarquia ao século XXI". Ou o "The Times" a referir, no respectivo editorial: "Há momentos como este, em que a monarquia é renovada".
"The Guardian" refere casamento em tempos de austeridade
No entanto, o jornal de centro-esquerda "The Guardian " preferiu colocar a tónica no momento do anúncio do casamento, titulando "Um casamento real em tempos de austeridade", numa referência ao plano de cortes no orçamento, anunciados em Outubro passado pelo Governo conservador liderado por David Cameron.
Uma visão diferente apresentou o conservador "Daily Telegraph", ao escrever que o casamento, previsto para a Primavera ou Verão de 2011 em Londres, vai "elevar a moral" do Reino Unido "num período marcado pelo desencanto".
Eu acrescento que irá elevar não só a moral no Reino Unido mas certamente também por toda a Europa. Pois todos gostamos de historias que nos façam sonhar, sobretudo em alturas de crise em que temos de manter os pés na terra só um enlace real para nos elevar a moral:)
Sem comentários:
Enviar um comentário