O primeiro presidente negro da África do Sul e prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, comemora hoje 92 anos de idade e por todo o mundo assinala-se pela primeira vez o Dia Nelson Mandela, instituído pela ONU.
O Dia Nelson Mandela, o primeiro de sempre dedicado a uma pessoa, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Novembro de 2009 pela “contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura, paz e liberdade”.
As comemorações começaram no sábado com a chegada de noventa e dois meninos das proximidades da aldeia de Mvezo, onde nasceu Nelson Mandela, à capital sul-africana para cantarem os parabéns ao ex-presidente sul-africano.
O ‘coro’ de aniversário a Madiba, como Mandela é carinhosamente apelidado, incluiu crianças entre os seis e os 12 anos de Mvezo e Qunu, as localidades onde viveu na infância.
O neto de Mandela, Mandla Mandela, líder do Concelho Tradicional de Mvezo, também viajou com as crianças e qualificou a experiência para os mais novos como a “oportunidade da sua vida”.
Mandla Mandela destacou que o seu avô saiu de uma comunidade muito pobre para se transformar num “estadista de nível mundial”, ultrapassando as barreiras da “pobreza e da opressão”.
Mandela também recebeu uma delegação do seu partido, o Congresso Nacional Africano.
Nelson Mandela comemorará o aniversário com a família, mas na África do Sul e em outros países, centenas de milhares de pessoas participarão na campanha "Oferece 67 minutos de trabalho" voluntário, o que corresponde a cada minuto por cada ano que Mandela dedicou à luta pela liberdade e igualdade.
Na sexta feira, delegações de 192 países membros da ONU reuniram-se em Nova Iorque para prestar homenagem ao Nobel e a ministra de Relações Internacionais sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, sublinhou que o nome de Mandela continua a contribuir para a paz.
O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, caracterizou Madiba como um “exemplo vivo dos principais valores da humanidade e das Nações Unidas”, recordando a sua atitude de perdoar os inimigos para fazer do Mundo um “lugar melhor”.
Mandela esteve preso durante 27 anos por causa da sua luta com a discriminação de negros na África do Sul (apartheid) e em 1994 foi eleito Presidente do país, cargo que exerceu até 1999.
"A good head and a good heart are always a formidable combination." Nelson Mandela. Sem dúvida um exemplo a seguir para tornar o mundo mais justo e mais humano!
"Education is the most powerful weapon which you can use to change the world.";
ResponderEliminar"I learned that courage was not the absence of fear, but the triumph over it. The brave man is not he who does not feel afraid, but he who conquers that fear"
Estas duas frases retratam bem Nelson Mandela. Um homem de grande dignidade, inteligência, de luta pelos seus ideias, um símbolo do que a humanidade devia ser.
A instituição do Mandela Day é por demais merecida. Honremos Mandela, façamos de cada dia um dia que dignifique e dê sentido à sua luta.