Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

17 de julho de 2010

O Escritor Fantasma de Roman Polanski



Na semana em que o realizador Roman Polanski foi libertado da prisão domiciliária na Suíça, nos cinemas portugueses estreia o seu mais recente filme, intitulado O escritor fantasma.

A partir de um romance de Robert Harris, o 'thriller' conta a história de um "escritor fantasma'"(Ewan McGregor) contratado para escrever as memórias de um antigo primeiro-ministro britânico, Adam Lang (Pierce Brosnan), acusado de crimes de guerra e que tenta reescrever o seu nome na história política do seu país.

No processo de pesquisa e escrita, o escritor fantasma irá descobrir estranhas ligações do antigo governante à CIA e outros segredos sobre os crimes de guerra que o colocarão em risco de vida.

Em entrevista a um jornal britânico, o actor Pierce Brosnan admitiu que 'O escritor fantasma' tem pontos de contacto com a história pessoal de Polanski, como 'a austeridade da história', a ideia de se viver fora do seu país, de reclusão.

O Escritor Fantasma conta ainda no seu elenco com Jon Bernthal, Kim Cattrall e Olivia Williams.

O escritor fantasma valeu a Roman Polanski o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Berlim, em Fevereiro. Na altura, o cineasta viu-se impossibilitado de o receber pessoalmente por se encontrar em  prisão domiciliária na sua casa na Suíça, no âmbito de um caso de abuso de menores nos Estados Unidos que data de 1977.

Roman Polanski, de 76 anos, concluiu o filme na prisão e em casa, onde permaneceu enquanto aguardava a decisão sobre uma possível extradição para os Estados Unidos.

Esta semana a justiça suíça fez saber que o realizador franco-polaco não será extraditado para os Estados Unidos e que as medidas de restrição à sua liberdade foram levantadas.

Ainda assim, mantém-se o mandato de captura do realizador pela Interpol em 188 países, o que significa que Roman Polanski só poderá circular livremente em França, na Suíça e na Polónia, dos quais tem nacionalidade.

Por causa da acusação de violação de uma menor de 13 anos em 1977, Roman Polanski nunca mais voltou aos Estados Unidos, onde em 2003 foi distinguido com o Óscar de melhor realizador pelo filme 'O Pianista'.

1 comentário:

  1. Um filme sem dúvida a não perder, estou em pulgas para o ver ;), qd vamos?

    ResponderEliminar