Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

5 de junho de 2010

Hoje é dia mundial do Meio Ambiente


Cada vez mais as preocupações ambientais estão na ordem do dia. Hoje comemora-se em todo o Mundo o dia do Meio Ambiente. O tema deste ano é “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”.

Em 2010, ano internacional da biodiversidade, o evento vai celebrar a diversidade da vida na Terra.

O  Ruanda foi o país escolhido para acolher este evento em 2010, por ter obtido muitos avanços em relação à protecção ambiental e  irá conduzir as comemorações durante os três dias dedicados à data.

Milhares de actividades serão realizadas em todo o mundo, entre elas, a limpeza de praias,  espectáculos, festivais de cinema e eventos comunitários.

Esta  data pretende comemorar a consciência ambiental e as acções públicas e políticas pelo planeta. A data foi escolhida para lembrar a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que teve inicio no dia 5 de Junho de 1972. 

O primeiro dia mundial do meio ambiente comemorou-se logo no ano seguinte em  1973. A cada ano, a data é comemorada com um tema diferente, é celebrada em uma cidade do mundo e conta com uma exposição internacional que começa no dia cinco.

Em 2009, o evento teve lugar no México, com o tema “Seu planeta precisa de você - Unidos para combater a mudança climática”. O objectivo foi consciencializar  o mundo em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Copenhaga no final do ano.

Mudar o planeta começa por pequenos gestos diários que cabem a todos nós: Poupar água e  energia substituindo, por exemplo, as lâmpadas convencionais por economizadoras (só com este gesto cada um de nós reduz as emissões de CO2 em cerca de 250kg por ano) não deixar os aparelhos em stand-by, reciclar o lixo urbano e essencialmente ter uma atitude cívica e responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário