Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

9 de novembro de 2021

Milano | City Guide

 

Milão surpreendeu-me pela imponência do Duomo, o esplendor da Galleria Vittorio Emanuele II e a Pinacoteca de Brera. Tive imensa pena de não ter conseguido ver a última Ceia de Leonardo da Vinci, que se encontra na igreja de Santa Maria delle Grazie, mas é necessário reservar com bastante antecedência. Este roteiro não fica completo sem uma visita às lojas, com destaque especial para o Quadrilatero Della Moda, onde se encontram algumas das marcas mais exclusivas.


A catedral,  situada na praça central, é a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa. Embora não tenha a grandiosidade do Duomo de Florença, é sem dúvida um monumento emblemático e que merece uma visita!



A construção desta catedral teve início em 1386 e no seu  terraço podem ser admirados de perto os 136 pináculos góticos, arcos e mais de 1.800 estátuas até 17 metros de altura, cada uma.


Us



Deste ponto é incrível a vista sobre a cidade!



A Galleria Vittorio Emanuele II é também conhecida como o Salão de Milão, projectada por Giuseppe Mengoni, e que envolveu a sua trágica morte durante a construção. Esta superfície comercial alberga  diversas marcas premium, cafés e restaurantes e foi pensada para ser um corredor chique e coberto que unisse as duas praças (Piazza del Duomo e Piazza della Scala), e, onde no início do século XX, os burgueses da cidade desfilavam, conversavam e jantavam antes dos espetáculos no mítico Teatro. Perante a sua magnitude percebemos porquê!



O edifício, construído entre 1865 e 1877, é formado por dois arcos perpendiculares cobertos por uma abóbada de vidro e ferro. Os lindíssimos frescos e mosaicos são igualmente dignos de nota.



O exterior do edifício


Todas as lojas possuem o lettering a preto e dourado e aqui não resisti a fazer compras na Saint Laurent.


Pinacoteca de Brera, conhecida pelo seu extenso espólio de arte Renascentista.


Uma das obras que mais gostei, a Odalisca de Francesco Hayez.




Dado não existirem máquinas fotográficas no século XVIII, os pintores usavam uma câmara óptica para tornarem as suas paisagens mais reais.





Brera é uma zona muito exclusiva, com grande destaque para perfumarias premium, galerias de arte e restaurantes. Também aqui vive parte da elite milanesa, como é o caso de Giorgio Armani.


Teatro Alla Scala, bem mais pequeno do que imaginava.


As lindíssimas ruas de Milão


As vespas e bicicletas são dos meios de locomoção de eleição, é comum ver mulheres super elegantes a utilizarem esta forma de transporte.


Um Fiat clássico, não estivéssemos em Itália!


A Tiffany & Co é obviamente uma paragem obrigatório em cada viagem!




Basílica de S. Carlo, uma Igreja neoclássica que se encontra na Praça de San Carlo, Corso Vittorio Emanuele.


O Quadrilatero della Moda (via Montenapoleone, via Manzoni, via della Spiga e Corso Venezia) é o local onde estão as principais marcas de luxo.


Não resisti a entrar em quase todas as minhas lojas de eleição e a Gucci tem um lugar especial no meu coração, como tive oportunidade de referir neste artigo de Florença.


A colaboração da Louis Vuitton com a marca de decoração italiana Fornasetti.



Giambatista Vali


Também a Hermès foi ponto de passagem para uma compra.




Valentino era, claro, uma paragem imperdível pelo seu ADN italiano.


Chanel também é sempre um lugar a visitar!


A Prada, como marca nascida em Milão, tinha de fazer parte do roteiro. Vejam também o Bar Luce e o restaurante Torre da Fondazione Prada neste artigo.


Optámos pelo Boutique Hotel Indigo Milano, dado a sua localização privilegiada, no Corso Monforte, e muito perto do centro. 



Detalhes da original decoração do nosso quarto.


Ficámos num superior room with terrace, que para além da vista para o original pátio tem uma zona com cadeiras e espreguiçadeiras para podermos descansar.


A área do pequeno-almoço é igualmente muito agradável e se estiver bom tempo podemos ficar no exterior.



Detalhes que fazem a diferença


Ready to go, mais uma vez escolhi a Bag 4 Days para as malas de viagem.

Arrivederci Milano

Agradeço uma vez mais a Paula Calderini da Mi-Tours na elaboração deste roteiro.

Vejam também o artigo sobre os restaurantes aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário