Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

30 de março de 2019

Menorca | Roteiros


Numa altura em que estamos a pensar nas férias da Páscoa e até a planear as do próximo verão achei que fazia sentido deixar-vos o último post sobre Menorca. Este roteiro inclui a parte mais histórica com a visita à "Naveta des Tudons" e "Torralba", os imperdíveis Faróis Far Cap de Cavalleria e Far de Punta Nati, o Miradouro Del Toro, o passeio à vila piscatória de Fornells e a Es Mercadal. Fizemos ainda uma incursão à praia de Son Bou, bem diferente das calas por ter um areal bastante extenso. Como  fomos num dia de chuva não deu para ter a verdadeira percepção da sua beleza.


Far Cap de Cavalleria





Pedrera de marés, uma zona de ruínas junto ao Cap de Cavalleria







Naveta des Tudons, um túmulo funerário, monumento pré-histórico datado de 1000 A.C. pertence à cultura talaiótica da ilha.



Torralba d'en Salort, um importante povoado pré-histórico, também pertencente à cultura talaiótica, que acabamos por visitar com chuva. Caso optem por um dia de calor aconselho que o façam bem cedo ou mais ao final da tarde.







Es Mercadal, passamos por esta povoação a caminho do Miradouro del Toro num dia de festa. Está longe de ser dos lugares que mais me deslumbrou em Menorca.




Por toda a ilha existem inúmeras lojas com as famosas menorquinas. Achei o preço similar ao de cá e no meu caso, talvez por ter o peito do pé um pouco alto, não consigo usar. São os próprios menorquinos a assumir que não é um calçado confortável.


Son Bou



Miradouro del Toro, o ponto mais alto de Menorca com 358 metros. Daqui é possível avistar toda a ilha e até Mallorca. Infelizmente o dia estava nublado e não deu para ter uma boa perspectiva. 



Uma imagem do Cristo Redentor em versão reduzida


Aqui encontra-se também o Santuário da Virgem de Monte Toro, construído no século XVII


Fornells, uma vila piscatória a norte de Menorca, muito conhecida pela "caldereta de langosta".






Descobrimos este restaurante por acaso e acabou por se revelar uma excelente opção. Embora também tivesse a "caldereta de langosta", optámos por experimentar vários pratos de marisco, como o caso do "Pulpo a la Gallega" e não nos arrependemos!



No último dia, já com os minutos contados, e antes de devolver o carro, ainda conseguimos visitar o farol de Punta Nati. Ainda bem que o fizemos pois é uma zona imperdível!













Dos nossos pontos de interesse ficaram em falta o Cap de Favàritx  por estar condicionado o acesso nesta altura do ano, a povoação de Binibéquer Vell, algumas calas e a zona norte da ilha. 

Se Menorca está nos vossos planos, vejam aqui os artigos sobre as praias, Cova d´en Xoroi, e Ciutadella. Recomendo que aluguem carro pois esta é a forma ideal para ficarem a conhecer bem a ilha. Tenham em atenção quando o fizerem, pois dependendo da rent a car, chegam a cobrar uma pequena fortuna de caução. Para evitar pagar este valor optem por um seguro completo (que inclua todos os danos ao veículo e cubra a caução).

Quanto aos hotéis recomendo o Melia Calla Galdana, onde fiquei e que sinceramente me pareceu o melhor da ilha.

Durante os meses de Verão existem voos directos de Lisboa e Porto, o que significa que em poucos mais de 2 horas estamos num destino verdadeiramente paradisíaco. Quanto ao custo de vida é similar ao nosso, talvez um pouco mais caro. Recomendo também que andem sempre com um par de ténis no carro ou mesmo para ir a algumas calas, como já vos tinha referido aqui. Se tiverem dúvidas ou sugestões não hesitem em deixar nos comentários. Já conhecem Menorca?

2 comentários: