Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

11 de fevereiro de 2016

Visita ao Universo Vista Alegre | Dia 2


No segundo dia de visita ao universo Vista Alegre tivemos oportunidade de conhecer o projecto Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel em maior detalhe. Este Hotel está integrado num projecto de recuperação de todo o espaço fabril, que inclui o Palácio, a capela de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional), o Bairro Operário, o Teatro e o Museu, num contexto paisagístico que engloba a Fonte de Carapichel e a própria Ria de Aveiro.



A centenária Fonte Carapichel faz parte da história da marca e foi inserida na arquitectura do Hotel


O projecto de decoração e arquitectura do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel foi desenvolvido pela dupla Paula Fonseca Nunes e Tiago Araújo, onde se destacam em cada canto peças Vista Alegre.




Em praticamente todo o hotel está representado o vasto património histórico da Vista Alegre. Em cada espaço é possível encontrar exemplares de peças únicas, pintadas à mão e que testemunham a vivência centenária da marca. O mesmo acontece com a generalidade das paredes, onde peças e pinturas com motivos de fauna, flora e  marítimos, na sua maioria provenientes da secção de Manufactura e Pintura da Vista Alegre, dão um toque de charme e requinte.



Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente. O primeiro é dedicado aos "Moldes e à Forma", no segundo "Piso do Branco", foram utilizadas apenas peças em branco com acabamento vidrado e biscuit. O terceiro piso é dedicado à temática do "Decorado", tendo sido produzidas peças únicas sob diferentes temáticas, todas inseridas no contexto da "escola de pintura da Vista Alegre".


Imagem de uma das suites da Ala Nova do Hotel






Esta suite é a minha cara ;)



Palácio


Os frescos foram todos recuperados e o lindíssimo Palácio renovado, fazendo agora parte integrante do hotel.








Piscina interior aquecida, desta ala fazem ainda parte a sauna, banho turco, jacuzzi e o spa do Hotel


A magnífica capela de Nossa Senhora da Penha de França, data do século XVII e foi construída pelo Bispo D. Manuel de Moura Manoel, com excepção das duas torres da capela que foram levantadas pelo fundador da fábrica, José Ferreira Pinto Basto, quase dois séculos depois, ainda que de acordo com o projecto inicial.



Na capela encontra-se o túmulo do seu fundador, o Bispo  D. Manuel de Moura Manuel




Forno antigo que faz parte do Museu


Interior do Forno

Tivemos ainda a oportunidade de visitar o Museu e o Teatro que se encontram em obras de recuperação.


O Teatro faz parte das tradições culturais da Vista Alegre desde a sua fundação


Agradeço à Vista Alegre e à equipa da Cunha & Vaz por esta oportunidade única!

Sem comentários:

Enviar um comentário