Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

21 de maio de 2015

Celebração dos 20 Anos Christofle em Lisboa


Para assinalar os 20 Anos em Lisboa, a emblemática marca Christofle convidou três reputados decoradores portugueses, Cristina Santos Silva, Dino Gonçalves e Isabel Pires de Lima celebraram a ocasião criando instalações de sua autoria subordinadas ao tema das duas décadas da presença da marca na capital.

Estes profissionais com percursos e portfolios distintos deram asas à sua imaginação usando exclusivamente peças das colecções Christofle. 



“Quando penso em aniversário penso em alegria, festa… partilha. Penso no sonho, na luz, no brilho das velas. 

É um momento de renovação, de nascimento… É a celebração da vida e da Natureza. 

Foi na Natureza que Oro-ito se inspirou para criar a fantástica colecção ARBORESCENCE, peças que aqui e agora, em Lisboa, em dia de festa, eu escolhi para me ajudar a homenagear os 20 anos desta emblemática marca na cidade.”

Cristina Santos Silva, arquitecta e decoradora de interiores



“A história que desenvolvi no meu imaginário conta um capítulo passado num elegante mas cool hotel no Norte de França, o Hotel Christofle, onde o Concierge recebe a bagagem de uma senhora parisiense, que, de tão teatral e caprichosa, nunca viaja sem as suas peças Christofle de eleição - não vá necessitar para um jantar ou simplesmente para o simples prazer de as observar… 

O distraído, atribulado, mas simpático Concierge Christofle, como de costume, atrapalhado pelo brilho de tais peças – que são 20 numa homenagem aos 20 Anos da marca em Lisboa! - envolve-se numa aventura com a bagagem da cliente. De forma misteriosa cria-se um cenário muito dúbio, onde as peças ganham vida nas suas mãos, sendo elas próprias armadilhas para o desajeitado Concierge. 

Jarros, tabuleiros, cutelaria, jóias e até uma coroa da dita Madame, atacam o Concierge como se de uma dança enlouquecida se tratasse e as peças escapam-se-lhe num vai vém perturbador… É o poder de atração fatal de 20 peças que se impõem, que se entregam, que manipulam, que seduzem, que conquistam e que se deixam conquistar. ”

Dino Gonçalves, arquitecto e decorador profissional



“Um aniversário é sempre motivo de festa. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta instalação. 

A escadaria representa um red carpet, a entrada para a festa dos 20 anos da Christofle em Lisboa. Um cenário elegante, alegre, sofisticado e divertido. 

As mãos e o busto dos manequins, em branco, simbolizam os convidados, onde brilham os colares, as pulseiras, os anéis, os botões de punho, tudo jóias Christofle. 

Peças com design arrojado, contemporâneo, peculiar, mantendo toda a técnica e tradição da marca. “ 

Isabel Pires de Lima, decoradora profissional


A Christofle em Lisboa exibe, em simultâneo com Paris e as outras capitais mundiais, as colecções de designers de renome, convidados com frequência para criaram peças excepcionais para as suas colecções (decoração, arte de mesa, joalharia, entre outras). Ao longo dos tempos destaque para o talento e a criatividade de artistas como Man Ray, Jean Cocteau, Gio Ponti, Andrée Putman, Karim Rachid, Ora-ito ou Marcel Wanders, entre outros arquitectos, pintores, designers e decoradores.


Não podia faltar à inauguração e tirar uma foto com estes decoradores que tanto admiro. Já tive oportunidade de entrevistar a Cristina Santos Silva e a Isabel Pires de Lima, só falta o Dino Gonçalves!

As instalações dos decoradores convidados vão estar em exibição na loja Christofle, em Lisboa (Av. Duarte Pacheco, nº 24 A) até 27 de Junho.

1 comentário:

  1. O Dino Alves é, sem dúvida, um dos meus decoradores de eleição! Beijinhos.

    lenaspetals.blogspot.pt

    ResponderEliminar