Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

8 de janeiro de 2020

Formentera | 2019


Formentera, também conhecida pela Isla Bonita, foi o destino escolhido para as férias de Verão 2019. Depois de Menorca, era o segundo lugar das Baleares que tinha grande curiosidade em conhecer! Esta Ilha com cerca de 83,2 km2 têm praias paradisíacas e um estilo de vida boho chic que tem de ser vivenciado. No Verão existem voos directo para Ibiza e a partir daí a ligação é feita de barco, cerca de meia hora. Decidi só publicar agora este artigo pois é a altura em que muita gente começa a pensar em destinos de férias e a época ideal para ir é de Maio a Setembro. 


Ficámos no Insotel Hotel Formentera Playa, na Praia de Migjorn, por ser bastante central, pois apesar de ser tudo relativamente perto assim estávamos basicamente a meio caminho.


Sandals Ipanema Portugal

A melhor forma para nos deslocarmos é de carro ou vespa, para quem gosta de andar de uma forma mais descontraída, que não é o meu caso ;) Fizemos a reserva online e quando chegámos a Formentera foi só levantar na zona do porto.


Sunnies Miu Miu | Necklace Formentera Beyoubysaragomes


Sunnies Dolce & Gabanna limited edition

As praias de água cristalina são mesmo uma das principais atracções da Ilha. Começo por Ses Illetes, dentro do parque natural de Ses Salines, e a minha preferida.  Convém ir cedo pois enche facilmente, assim como o acesso ao estacionamento. De um dos lados da praia o mar é mais calmo e do outro com mais ondulação. Tem também uma zona onde chegam iates o dia inteiro e alguns restaurantes da moda.


Ses Illetes



Cala Saona


Esta praia fica na zona oeste da Ilha e é onde se encontra o melhor hotel. É mais um dos locais que convém ir cedo, pois a praia é pequena. A seguir a Ses llletes foi a que mais gostei.



Es Arenal

Esta praia por ter um extenso areal é uma óptima opção para os dias em que as outras estão mais cheias e é mais abrigada do vento.


Cala des Mort


Esta cova fica na parte sudeste da Ilha, junto a Es Arenal e é um dos locais imperdíveis. Por se tratar de um espaço com pouco areal podemos ter de esperar um pouco até termos o nosso lugar. No entanto vale bem a visita!


Es Calo de Sant Augusti


Trata-se de um porto natural que já foi o único Porto Mercantil de toda a ilha e onde hoje estão guardadas várias embarcações. Mais um local a não perder.




San Francesc Xavier, como já vos tinha falado aqui, é a capital de Formentera. Uma vila charmosa pontificada pela Igreja, várias lojas, bem como alguns dos restaurantes mais conhecidos. Quando fomos passear de dia optámos por almoçar no Cana Pepa. Um restaurante simpático e despretensioso, com uma decoração gira e mesmo no centro.


Cana Pepa



Pilar de La Mola, a zona mais alta da Ilha, e outro local ideal para um passeio, como também já referi neste artigo. Aqui realiza-se todas as quartas e domingos um mercado Hippie, tendo ainda como sítios de interesse o Moli Vell, um moinho datado de 1778 e o Farol.


Can Carlitos




O Can Carlitos é o irmão mais novo do Can Carlos, um dos restaurantes mais emblemáticos. Com um registo despretensioso e uma decoração cool, que lembra muito África, é perfeito para ir comer umas tapas ao final do dia e ver o pôr do sol junto ao mar. 


Can Carlos


O Can Carlos, um dos restaurantes mais antigos e conhecidos e é também o meu preferido! Fomos um dia para beber um cocktail e não resistimos em voltar para jantar no dia seguinte! Todo o espaço fica num jardim ao ar livre e jantámos na zona do bosque. Experimentámos uma deliciosa pasta fresca com lavagante que aconselho, mas a carta é bastante extensa. Nota 10 também para o serviço. Os empregados são super simpáticos e prestáveis, tínhamos praticamente um só para a nossa mesa. É de salientar que Formentera não é um destino barato e este será provavelmente um dos restaurantes mais caros, mas vale bem a experiência!


Beso Beach


O Beso Beach, que vos mostrei aqui, é um dos locais mais badalados pelas figuras públicas e influencers, na minha opinião não reflecte totalmente o espírito da Ilha, até por ser um franchising que existe também em Ibiza e Tulum. Logo na reserva cobram directamente 50€ por pessoa, não reembolsáveis se não cancelarmos com antecedência. Tudo isto deixou-nos um pouco de pé atrás mas decidimos ir de qualquer forma. Surpreendentemente a comida é óptima. Optámos por uma paella de lagostins para dois, que como podem ver na imagem é enorme. Pena só o facto de não termos conseguido tirar uma foto no banco #Noahyveranosibeso", roubado dias antes a par com um dos neons. No mínimo absurdo!



Chezz Gerdi

Pela ilha existem inúmeros bares de praia, perfeitos para petiscar ao ir a um sunset. O Chezz Gerdi é uma das referências. O único senão deste espaço é que tem uma estrada de cerca de 3 km de sentido único, o que significa que se vier um carro de frente, como nos aconteceu a meio caminho, a experiência pode não ser a mais simpática. Destaco ainda o Blue Bar e o Pirata Bar, ideais para irem também ao pôr do sol.


Formentera é sem dúvida uma experiência a repetir, embora tal como referi tenha um custo de vida elevado se quisermos conhecer os sítios mais trendy. O melhor é irmos desprendidos em relação a isso ou eleger outro destino. Já conhecem La Isla Bonita?

Sem comentários:

Enviar um comentário