
Este ano um dos destinos eleitos para as férias de Verão foi Menorca. Já estava na bucket list há alguns anos e talvez por ser aqui ao lado foi sendo adiado. Esta ilha, parte das baleares, é desde 1993 classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO e é tudo o que imaginava e ainda mais...praias paradisíacas, um interessante legado histórico, os emblemáticos faróis e miradouros, bem como a carismática Ciutadella. Destaco também os incríveis sunsets, como o que experienciámos na Cova D’en Xoroi. Por ter tanto para vos mostrar decidi dividir em vários posts sobre a ilha, sendo que este será dedicado em exclusivo às praias.

Ficámos no Meliá Cala Galdana, mesmo em cima da bonita Cala Santa Galdana. Esta era a vista do nosso quarto, situado no 10º! ;)

Breakfast @ Melia Cala Galdana

Mesmo tendo esta praia paradisíaca, literalmente aos nosso pés, aproveitámos para conhecer tantas praias quanto possível numa semana. A primeira incursão foi até à Cala Macarella e Cala Macarelleta. Fizemos o percurso a caminhar desde o hotel (pois nesta altura o acesso a carros particulares está vedado) aproximadamente 2,5 km até à Cala Macarella. O acesso é por terra batida e com bastantes pedras, daí ser denominado de caminho de cavalos. Recomendo que usem ténis e vão parando pelos vários miradouros, a vista é inacreditável!

Let's go!






Cala Macarella




A tonalidade da água vai mudando de acordo com a hora do dia, bem como com a incidência do sol

Cala Macarelleta

Esta praia foi uma verdadeira revelação, embora as fotos não lhe façam jus. Envolta no meio da vegetação, esta é sem dúvida uma pérola no meio do Mediterrâneo.



O pior foi mesmo o regresso. Apanhámos uma verdadeira tempestade tropical e tivemos de fazer cerca de 3 km a pé até ao hotel, apenas tapados com as toalhas de praia. Apesar de tudo esta aventura acabou por ficar registada como um percalço divertido destas férias ;)
Chegámos ao hotel e tinha havido um corte de energia, que ao que parece é habitual em Menorca, pelo que tivemos de subir os degraus até ao 10º andar, but who cares, estávamos de férias, certo?

Do Melia Cala Galdana até à Cala Mitjana são cerca de 1,5 km a pé, e embora neste caso de para levar o carro optámos mais uma vez por fazer o percurso a andar e não nos arrependemos!

Paragem obrigatória nos miradouros!


Us ;)

Cala Mitjana

Cala Mitjaneta
No caminho para Cala Mitjana encontramos a Cala Mitjaneta, igualmente bonita, mas muito pequena, neste dia nem tinha língua de areia.




Aqui o sol ia-se escondendo mas a água continuava cristalina e com óptima temperatura!

Fresh Fruit, anyone?
Reservámos um dos dias para passear de barco e conhecer várias praias, o que não seria possível de outra forma num tão curto espaço de tempo!

As grutas (covas) são também dignas de uma visita e passámos por várias, Cova de na Gall, Cova des Corral, Cova de Santa Anna e Cova de N'Aleix.

Paragem obrigatória na Cala Turqueta para um mergulho e snorkelling. Tínhamos como objectivo voltar para passar um dia inteiro, até o taxi boat já estava contratado. No entanto nesse dia havia previsão de chuva e vimos os nossos planos adiados para uma próxima visita a Menorca!
Cala Trebaluger
Neste passeio passámos ainda por Cala Trebaluger, Cala Excorxada e revisitamos a Cala Marcarella, Cala Macarelleta, Cala Mitjana, Cala Mitjaneta e claro a Cala Galdanna de onde partimos e regressámos.


Calla Excorxada
Back to Cala Galdana, onde todos os dias dávamos um mergulho antes ou depois dos passeios!

Os peixes a nadarem junto a nós mesmo com água pelos tornozelos é uma constante!

Passámos ainda pela Cala Son Bou mas dado que o fizemos num dia de chuva e apenas em passeio, incluirei estas imagens num próximo post. Quanto às restantes praias que gostávamos de ter conhecido, sobretudo na zona norte, terão de ficar para uma próxima visita, com a certeza que Menorca é um lugar onde queremos muito voltar. Em breve partilharei mais sobre este destino e se tiverem dúvidas ou sugestões deixem nos comentários. Já conhecem Menorca?
Ui... ia já para aí!
ResponderEliminarTambém voltava já! ;)
Eliminar