Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

18 de janeiro de 2018

Manifesto by Sonia Rykiel


Tenho bem presente a minha visita à loja de Sonia Rykiel em Saint-Germain-des-Prés já lá vão uns anos. No entanto, e apesar da morte da sua criadora, o ADN da marca mantém-se bem vivo! Fui conhecer a colecção cápsula Manifesto, que estará disponível durante um mês (desde 16 de Janeiro) na Loja das Meias da Avenida da Liberdade e também deixei o meu testemunho!


As palavras e a escrita são a verdadeira alma de Sonia Rykiel. Dos livros nas montras, às máximas transformáveis em moda até a um dicionário de deliciosas definições originais, tudo isto fê-la deixar a sua Casa enraizada rive gauche no coração da vila literária de St Germain, tornando-a na rainha da frase adequada e na criadora da moda com assinatura.


Para homenagear os 50 anos da casa e a sua criadora, Julie de Libran, a sua sucessora, concebeu uma colecção espirituosa, leve e cool encorajando o visitante a ousar tirar da manga palavras que possa vestir! Encontramos aqui definições poéticas desenhadas no Dictionnaire Deglingué de Sonia Rykiel a par com outras inspiradas no seu mundo quotidiano…Palavras tecidas de espírito e aplicadas no vestuário.


Para além de podermos adquirir estas peças verdadeiramente de "assinatura", existe na loja uma instalação concebida em estreita colaboração com o artista plástico esloveno, Jargo Varga, que nos convida a criar e a inscrever palavras e títulos da nossa autoria, levando assim cada convidado a formular uma proclamação poética, única e exclusiva…O seu manifesto!


Este projecto questiona a relevância dos livros em papel, tal como os conhecemos, e a eventualidade de virem a tornar-se obsoletos. Nesta exposição os visitantes tem assim uma oportunidade única para definirem os livros constantes desta biblioteca conceptual. A exposição foi lançada em 10 cidades do mundo, tendo sido a Loja das Meias a eleita em Portugal. Vale a pena uma visita!

3 comentários: