Hoje o blog é da Mafalda Galamas, jornalista e autora do blog Decoralista.
Sou a Mafalda, jornalista, mãe de dois rapazes lindos de morrer e autora do blogue Decoralista. Devo confessar-vos que sempre gostei de passear e olhar para as casas imaginando quem ali vive, como vive e de que forma concebeu aquele espaço. De tentar descobrir qual o ponto de partida para que aquela pessoa fizesse daquele (re)canto um lugar à sua medida. E, sobretudo, pensar que opções eu teria tomado se aquela fosse ‘a minha casa’.
Como, infelizmente, (em contexto profissional), nem sempre escrevemos sobre o que desejamos, achei por bem juntar o útil ao agradável numa plataforma que mais não é do que a reunião de algumas das minhas paixões. Representa, também, um regresso ao folhear de revistas e livros sobre esta temática e de volta à procura de novas ideias, estilos, soluções e curiosidades sobre o inesgotável universo da arquitetura de interiores e decoração. O ‘Decoralista’ é, assim, a minha nova ‘sala’ onde os curiosos e apaixonados pela decoração são convidados a entrar.
Hoje, e para que a vossa visita não seja em vão, deixo-vos com algumas dicas para “decorar sem gastar muito”, parece-vos bem?
- A minha sugestão como ponto de partida é, sem dúvida, organizarem a divisão em causa. Digamos que o design e o caos nunca se deram bem e por isso o melhor é evitar conflitos. Façam uma escolha de tudo o que realmente precisam e organizem em caixas, dentro do armário ou em prateleiras, comprem pastas de arquivo…
– Outra sugestão passa, inevitavelmente, pelos têxteis. Cortinados, colchas, almofadas, capas de cadeiras e sofás. Ao alterar alguns destes elementos a casa ficará de imediato com outro ar. E se a palavra de ordem é ‘não gastar’ então por que não experimenta trocá-los de divisão?
– E se tiverem paciência e saúde para arrastar móveis…melhor! Mudem-nos de sitio ou até de divisão: troquem as cadeiras da sala com as de jantar, por exemplo. Não há mudança de mobiliário que não resulte. Ainda que as peças sejam as mesmas garanto-vos que será uma ‘lufada de ar fresco’. Irão ficar surpreendidas com a versatilidade das vossas peças e divisões.
– Agora experimentem com os acessórios: a jarra da sala não ficará bem no hall de entrada? De certeza que as molduras do quarto ficam perfeitas na sala. É caso para dizer: Troquem-lhes as voltas.
– Reutilizem, renovem e reciclem. Está máxima nunca esteve tão atual. Pintem os móveis, reciclem-nos. Os mesmos móveis com outra cor transformarão de imediato o resultado final de da sua decoração.
– Decorem a casa de banho. Tal como as cozinhas, os quartos de banho devem ser encarados como outra das divisões nobres da casa, com tudo o que isso implica. Não ‘depositem’ lá os objetos sem graça ao pensar que ninguém vai reparar. Substituam o set de lavatório, devidamente conjugado com o tapete, a cortina, a cadeira…
– Mudem uma parede de cada divisão: Escolham-nas estrategicamente e depois pintem-na ou coloquem papel de parede e stencils ou uma fotografia de grandes dimensões.
– Improvisem quadros: brinquem com as vossas próprias fotografias a preto e branco, sépia ou à Andy Warhol a grande maioria das lojas de fotografia disponibilizam todos estes serviços a preços razoáveis.
– Estão mesmo mesmo mesmo fartinhas do sofá e já não vão lá com novas capas? Então, mandem estofá-lo. Escolham um tecido diferente, com novas cores e texturas mas de acordo com as almofadas (que entretanto já trocou) ou com a pintura da parede.
– Adiram ao estilo minimalista. Escolham em cada divisão uma peça a destacar: um tapete, um candeeiro, um quadro, um cadeirão. Acima de tudo, não se esqueçam, a casa é vossa, transformem-na à vossa imagem!
Créditos das imagens:
http://www.schonnemann.dk
https://thesuitelifedesigns.wordpress.com
https://www.etsy.com/pt
http://frenchyfancy.com
www.pinterest.com
Sem comentários:
Enviar um comentário