Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

8 de fevereiro de 2016

Visita ao Universo Vista Alegre | Dia 1


Tive a honra de ser uma das convidadas pela Vista Alegre para visitar a sua fábrica bicentenária em Ílhavo e descobrir como são feitas as suas peças emblemáticas. Nesta viagem ao universo da marca fui ainda surpreendida com o seu mais recente projecto, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.



A vista do quarto




Começámos pela visita à Fábrica, fundada em 1824, fruto de um português visionário, José Ferreira Pinto Basto, que desde muito cedo fez da Vista Alegre parte essencial da história e da cultura nacional, tornando-a simultaneamente uma referência internacional. Foi nesse ano que o seu fundador fez uma petição ao Rei D. João VI para "erigir uma grande fabrica de louça, porcelana, vidraria e processos chímicos na sua quinta chamada de Vista Alegre na Ermida".



Durante a visita tivemos oportunidade de assistir ao processo de manufactura das peças. Das mãos de cada oleiro sai uma peça e meia por dia, a cada oito horas de trabalho.


Um dos fornos onde são cozidas as peças a 1000º centígrados



Anabela Ramalhete tem a seu cargo esculpir à mão 200 pequenas pétalas, que são feitas com pasta de azeite, para as coroas de Flora. Um trabalho extremamente minucioso que faz com imenso orgulho.


Atelier de pintura onde mais uma vez se destaca o trabalho minucioso dos artesãos


Estes pratos são a minha cara!


Depois de termos ficado a conhecer as diversas fases de manufactura das peças foi a nossa vez de por mãos à obra. Tivemos oportunidade de pintar um prato Vista Alegre e embora não me orgulhe do resultado, nunca tive jeito para trabalhos manuais, foi uma experiência divertida ;)




Nesta casa giríssima vivem os designers do projecto IDPool que acolhe os candidatos que durante três meses desenvolvem projectos em porcelana, cristal ou cerâmica para a Vista Alegre, que podem depois vir a ser comercializados pela marca. Foi deste atelier que saiu um dos best sellers da marca, criado por Brunho Jahara, o serviço Transatlântica que remete para a travessia imaginária entre Portugal e o Brasil através do Atlântico, com preciosos detalhes em ouro. Este serviço foi destacado pelo New York Times (2013) como símbolo de um intercâmbio cultural de 500 anos entre Portugal e o Brasil.



Em cada um dos pisos do Hotel encontramos peças únicas em exposição





Detalhes das deliciosas refeições no restaurante do Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel




Esta viagem continua no próximo post

Sem comentários:

Enviar um comentário