Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

20 de novembro de 2015

Fundação Rui Osório de Castro | Vídeo "Sobre a Leucemia"



A palavra cancro é certamente uma das mais difíceis de enfrentar, ainda para mais quando se trata de crianças. A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia psiquiátrica nas áreas da informação e da investigação científica, acaba de apresentar o vídeo animado “Sobre a Leucemia” que visa colmatar a falta de informação fidedigna e de qualidade na área da oncologia psiquiátrica.

O filme está integrado num projecto da Fundação que pretende abordar os tipos de cancro mais comuns no universo infantil através de animações. O segundo já se encontra em produção e irá abordar os Tumores no Sistema Nervoso Central. Por ano, surgem cerca de 350 novos casos o que faz do cancro pediátrico a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil.


A animação de 4 minutos conta a história do Carlos, uma criança a quem é diagnosticada leucemia aguda e a qual acompanhamos desde o momento do diagnóstico e explicação da doença à realização dos primeiros exames e fase de internamento para realização de tratamentos, como do gradual regresso à vida normal. Numa linguagem científica adaptada às crianças, e com recurso a ilustrações visualmente apelativas, o cancro é explicado à população infantil e suas famílias. “Sobre a Leucemia” estará disponível no PIPOP e nas quatro unidades pediátricas oncológicas a nível nacional - IPOFG Lisboa, Coimbra e Porto e Hospital de São João. 

A apresentação oficial decorreu no Hard Rock Cafe Lisboa com o qual a Fundação Rui Osório de Castro está a desenvolver um item solidário. O PIN “Xi-Coração” representa a mascote da instituição de solidariedade social e irá abraçar todas as crianças do mundo a partir do início do próximo ano. Venda exclusiva na RockShop de Lisboa. Vale a pena apoiar esta causa!

Sem comentários:

Enviar um comentário