Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

24 de fevereiro de 2014

Bule Aniki-Bóbó by Vista Alegre


O bule Aniki-Bóbó lançado no dia do 105º aniversário do cineasta português Manoel de Oliveira é sem dúvida uma justíssima homenagem preconizada pela Vista Alegre. Uma peça de edição limitada que integra a colecção ‘1+1=1’ da  marca que, pela mão do seu filho Manuel Casimiro (pintor, designer, escultor fotografo e cineasta), transpõe para a porcelana o espírito do primeiro filme da longa carreira do realizador.

Aniki-Bóbó é a quarta peça da coleção ‘1+1=1’ da Vista Alegre [‘Um Autor + Um Artista = 1 Peça Vista Alegre’], criada com o objectivo de divulgar e premiar a excelência na produção artística a nível internacional. Esta colecção consiste na criação de uma peça de homenagem à obra de autores reconhecidos em diferentes áreas culturais. Manoel de Oliveira é o primeiro cineasta a conceber uma peça na história de quase 190 anos da Vista Alegre.

Assim que aceitou o desafio proposto pela marca o cineasta português escolheu de imediato o filme ‘Aniki-Bóbó’ (1942) e um bule do acervo da Vista Alegre, objecto de culto no quotidiano de Manoel de Oliveira, que não prescinde do seu chá diário ao final da tarde.

“O modelo do bule de chá escolhido recorda um tempo mais antigo. Decidimos que devíamos ‘vestir’ o bule com uma imagem do filme Aniki-Bóbó”, explica Manuel Casimiro. “Com esse propósito, revi este filme muitas vezes antes de conseguir decidir-me a fazer a selecção da imagem a utilizar. Na imagem escolhida, vemos a Ponte D. Luís, onde se desenrola a história do filme mas também são visíveis as crianças, as personagens principais do filme. Depois pintei com cores variadas alguns dos característicos elementos da minha pintura, os ‘ovalóides’, que, numa espécie de colar, rodeiam a parte superior do bule, que recebe a tampa”, afirma o artista.

Com uma edição limitada a 1000 exemplares a peça Aniki Bóbó é acompanhado por uma edição especial e exclusiva do filme em DVD.

2 comentários: