Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

8 de maio de 2013

Teresa Horta e Costa | Na primeira pessoa


Teresa Horta e Costa é responsável da Casa Alegre, marca recentemente relançada no nosso País e pertencente à emblemática e centenária Vista Alegre.

Conheci a Teresa num evento da marca e devido a empatia que estabelecemos fiquei desde logo com muita vontade de a entrevistar. A Teresa é licenciada em Comunicação Social e Cultural e desenvolveu a sua carreira na área das empresas tecnológicas até surgir o convite para ir para a Vista Alegre.

Encontramo-nos num dia magnífico no Restaurante Zambeze com uma vista arrebatadora sobre Lisboa, onde domina a gastronomia beirã numa surpreendente fusão com sabores africanos. Provei um delicioso caril de camarão servido em peças da marca Vista Alegre e em óptima companhia.


Teresa como foi iniciar um projecto de uma marca como a Vista Alegre noutro País? Existe a percepção de qualidade além-fronteiras?

Estive no Brasil mais precisamente em São Paulo com a Vista Alegre durante cerca de 1 ano. Foi uma excelente experiência a todos os níveis sobretudo ver e sentir desde o início o quanto a marca Vista Alegre tinha já uma forte notoriedade no país e que era associada a conceitos como inovação, qualidade e prestígio.
  

Regressou a Portugal com o projecto da Casa Alegre, o que marca a diferença da Casa Alegre no universo Vista Alegre?

A Casa Alegre é uma marca destinada a um público diferente do da Vista Alegre, com um conceito próprio muito abrangente. A Casa Alegre no seu relançamento apresentou 13 colecções pertencentes a 3 categorias diferentes, o Pure&Simple, o Country South e o Urban Trendy. A aposta foi sobretudo utilizar todo o know-how detido pela Vista Alegre e recriar a Casa Alegre com esta nova abordagem. A gama de produtos vai desde a porcelana ao grés, passando pelo vidro, pela cutelaria e não descurando os têxteis para a casa.

A Teresa adora moda e chegou mesmo a fazer um curso de styling, qual é a sua relação com a moda?

Sempre gostei muito de moda e sempre tive muito interesse pela indústria e pela sua dinâmica. Apesar de admirar a alta-costura, e acreditar que é importante sobretudo no efeito aspiracional, não deixo de achar fascinante a maneira como hoje tudo é possível e acessível ao grande público, o facto de podermos ver algo fantástico num desfile e poder ter algo semelhante a um preço acessível. A moda dita muito do nosso quotidiano, a nossa percepção inclusivamente sobre as chamadas tribos e onde cada um de nós se insere.


Considera que existe uma relação entre a moda e a cerâmica?

Sim hoje cada vez mais todas as artes de misturam e faz todo o sentido que a casa/decoração e a moda sendo ambas um reflexo do que gostamos e parte do que nos identifica. Vamos vendo também cada vez mais parcerias e ligações entre a casa e a moda, como é o caso da Missoni, da Versace, e mais recentemente a Lacroix com a Vista Alegre, uma parceria que estar a ter grande sucesso.



Neste Verão quais são as peças de que não vai prescindir e porquê?

Tudo o que seja verde-esmeralda, macacões e sandálias, tudo o que é fresco, colorido e que tem a ver com o verão a minha estação do ano preferida.

Quais são os seus criadores de eleição?


Balmain, Celine, Isabel Marant…


Considera que ter vivido no Brasil lhe deu outra visão do mundo?

Sim sem dúvida, quando se tem uma experiência de viver fora, sobretudo a uma distância tão grande, obriga-nos a abrir os nossos horizontes, somos nós que nos temos de adaptar à cultura local, aos hábitos, aos costumes e acredito que isso traz coisas muito positivas sobretudo a nível de crescimento pessoal.



Se tivesse de eleger uma cidade qual seria?

Lisboa sempre, a cidade mais completa do mundo, pelo menos para mim!




Quais são os seus restaurantes de eleição?

Gosto muito do Buenos Aires, da Taberna Moderna, O Talho, Zambeze. Do Serafina e Kosushi em São Paulo todos pelo ambiente, e pela gastronomia diferente.

O que gosta de fazer nos tempos livres?

Adoro praia, viajar, estar com amigos e família.


Como é que a Teresa se define como mulher?

Pragmática, sociável, curiosa e muito persistente!


Agradecimentos:

Dior Make-Up

Anton Beill Hairdressing

Maria Barros Home


Créditos Fotograficos:

 Rute Obadia fotografia

1 comentário:

  1. Hey girl, this looks like a really fun event! I love your outfit, seems like you had a great time! I also adore the name of your blog, Breakfast at Tiffany's is my favorite movie. I'm sure you'd like my blog as well, check it out ;) Kisses from New York
    http://www.hollylovespaul.com/

    ResponderEliminar