Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

17 de novembro de 2010

Cortiça é o presente eleito para a Cimeira da NATO


A cortiça nacional está cada vez mais em voga. Em primeiro lugar, com o sucesso alcançado com o Pavilhão de Portugal na Expo Xangai e agora ao ser eleita o presente a atribuir aos Chefes de Estado e de Governo que visitam Portugal no âmbito da Cimeira da NATO.

Serão distribuídas sessenta gravatas em pele de cortiça, matéria prima extraída dos sobreiros algarvios, dentro de um copo concebido para o efeito e gravado com o escudo português.

"Os presentes são uma oferta Pelcor e é uma forma de promover a marca portuguesa e a cortiça algarvia a nível internacional", declarou Sandra Correia, proprietária da empresa Pelcor, que tem sede em São Brás de Alportel, garantindo que "o Governo não teve custos com as lembranças".
 
As chefes de Estado, como Angela Merkel (Alemanha), e outras responsáveis políticas vão receber, por seu lado, a "Summit Bag", malas da Pelcor em forma de baú, "concebidas exclusivamente para as líderes mundiais, numa edição limitada de oito unidades", sendo o interior forrado com as cores da bandeira portuguesa e marcado com o escudo português", adiantou Sandra Correia.   

Obama receberá coleira em cortiça 


O presidente dos EUA, Barack Obama, vai receber, além da gravata, um guarda-chuva de cortiça e uma coleira para o seu cão d'água, uma raça portuguesa.

Uma coleira e uma trela com brilhantes swarosky foram concebidas especialmente para o "Bo", que terá o escudo português, um "P" de Pelcor e o nome gravados, explicou a mentora da ideia.

Com estas ofertas, a proprietária da Pelcor pretende demonstrar que é possível fazer quase tudo em cortiça, contribuindo para a "sustentabilidade do sector industrial português, para a floresta portuguesa e para a notoriedade do país".  

Exposição no MoMA 

Produtos de design luxuosos concebidos a partir da casca de sobreiro como chapéus de chuva, bolsas de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas a tiracolo, sacos de compras, bolsas para moedas, carteiras para homem e para cartões de visita são alguns dos objectos amigos do ambiente que estiveram expostos recentemente no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova Iorque e em Tóquio.

O negócio corticeiro da família Correia começou em 1935, no centro do Algarve, região considerada o berço da melhor cortiça do mundo.  

A NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi fundada em 4 de Abril de 1949 na sequência da assinatura em Washington do Tratado do Atlântico Norte. 

A aliança militar dos países ocidentais, numa Europa dividida por diferenças políticas e ideológicas, pretendia contrariar o "perigo do expansionismo" da então União Soviética.   

Apesar da crise e dos custos adicionais que esta Cimeira vem acrescer à divida pública, vamos acreditar que será também uma forma de promover o nosso Pais além fronteiras, fomentar o turismo e a exportação de cortiça que parece estar cada vez mais em voga!

Sem comentários:

Enviar um comentário