José Saramago tinha uma forma de escrever peculiar e uma personalidade polémica, que nos pode levar a amar ou rejeitar totalmente o seu estilo. No entanto, não há dúvida que hoje todos perdemos um grande vulto da nossa literatura.
Jamais esquecerei o Ensaio Sobre a Cegueira, o meu livro preferido deste autor, e a forma como Saramago critica a sociedade contemporânea, onde todos os valores são exaltados, da bondade extrema ao que de mais vil e baixo existe na condição humana.
"Se podes olhar vê, se podes ver repara!" foram as palavras que Saramago usou aquando da publicação desta obra, e a verdade é que se todos tentarmos ver para além do óbvio talvez consigamos tornar esta sociedade mais justa e mais humana. Grande Saramago Paz à sua Alma!
Sem dúvida um vulto, uma referência, um símbolo da língua, património e cultura portuguesas que se perdeu.
ResponderEliminarPolémico na obra, polémico nas afirmações, consensual na grandeza que atingiu, que pelo ódio quer pelas paixões geradas.
Artigo sentido e sincero no seu conteúdo , uma justa homenagem.
"Mesmo que a rota da minha vida me conduza a uma estrela, nem por isso fui dispensado de percorrer os caminhos do mundo", José Saramago.