Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

20 de fevereiro de 2010

O fenómeno do Farmville


Há já algum tempo que me questiono sobre o fenómeno que jogos como o Farmville tem nas nossas vidas. Não é estranho que acordemos num sábado de manhã e vamos para a nossa quinta virtual, literalmente plantar batatas, e pedir aos nossos amigos que nos ajudem na construção do estábulo, ou a expandir o galinheiro?

Este post não pretende ser uma critica, mas apenas uma reflexão, porque eu própria tenho a minha quinta, um apartamento no "Yoville" e um Café, no "Café World". Para quem não reconhece esta linguagem este é o mundo dos Zynga games que vive na rede social Facebook.

O que é ainda mais estranho, é que alguns desses nossos amigos são amigos "reais" e nós na azafama de completar mais um nível nem nos damos ao trabalho de os cumprimentar pela manha, mas continuamos a interagir com eles apenas virtualmente, enquanto neighbours dos nossos jogos. Será que está forma de comunicação pode de alguma forma manter o contacto que se iria perdendo, ou apenas nos distância cada vez mais uns dos outros tornando-nos em criaturas cada vez mais virtuais?

2 comentários:

  1. É o paradigma da sociedade global de informação. Um pseudo ilusória ideia de proximidade e contacto quando na verdade nos vamos tornando indivíduos cada vez mais isolados e distantes.


    A.V.

    ResponderEliminar
  2. Mas esse paradigma da sociedade global de informação felizmente também tem o outro lado. Hoje em dia é possível conhecermos pessoas que possivelmente nunca viríamos a conhecer no nosso dia-a-dia e até quem sabe o grande amor.

    ResponderEliminar