Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

26 de junho de 2014

Arraial Sardinhas Bordallo Pinheiro


Estive presente no arraial de lançamento das 22 sardinhas Bordallo Pinheiro alegóricas ao "Concurso sardinhas das festas de Lisboa", que decorreu num fantástico final de tarde no restaurante Zambeze.


As Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro decidiram “puxar a brasa” à sua sardinha, que foi imortalizada em cerâmica no legado artístico centenário deixado pelo fundador Raphael Bordallo Pinheiro. Resultado de uma parceria entre a EGEAC/ Câmara Municipal de Lisboa, nasce este Verão uma surpreendente colecção de 22 sardinhas Bordallo alegóricas ao “Concurso Sardinhas das Festas de Lisboa” que, em 2014, cumpriu a sua quarta edição, com um recorde de mais de oito mil inscrições.



Este concurso tem originado um notável número de propostas criativas, oriundas de vários países do mundo, de entre as quais foram selecionadas as que integram a colecção agora apresentada. A colecção Sardinha by Bordallo Pinheiro arranca com 22 modelos de sardinhas (21 oriundos do concurso, acrescidos da sardinha original da autoria de Bordallo Pinheiro) mas a sua composição será revista anualmente, com a introdução de novas propostas criativas e a descontinuação de outras. Adicionalmente serão criadas edições especiais limitadas em colaboração com criadores internacionais.


Cada uma das sardinhas é acondicionada numa original embalagem a simular uma folha de um jornal, numa reminiscência à tradição da venda deste peixe em Lisboa, que remonta ao século XVIII, entre pregões e varinas. O PVP é de € 18,90. Haverá ainda uma caixa de duas sardinhas, alusiva à tradicional lata de conserva do pescado, cujo PVP é de € 34,9. Assim, “fresca” ou em “lata”, haverá duas possibilidades de adquirir estas peças.


Com a querida decoradora Isabel Pires de Lima


Com o intuito de recriar toda a mística histórica daquele que é um prato obrigatório no Verão, particularmente nos Santos Populares, quando os bairros tradicionais de Lisboa se enchem de lisboetas e turistas à sua procura, a Bordallo Pinheiro desenvolveu também um original projecto de venda ambulante que não vai deixar ninguém indiferente.


As sardinhas vão “andar sobre rodas”, numa clássica e intemporal carrinha Citroën HY de 1960, e virão fresquinhas, directamente da “lota” da fábrica centenária das Bordallo Pinheiro, para conquistar Lisboa e quem a visita durante o Verão.


A carrinha vintage terá paragens obrigatórias em Belém (perto dos Pasteis de Belém), na Baixa (entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço, junto ao Tejo) e no Parque das Nações (entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial Vasco da Gama).


 A colecção pode também ser adquirida na loja da Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha, nos corners da marca no El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, na flagshipstore da Vista Alegre Atlantis do Chiado e noutros pontos comerciais seleccionados de todo o País.


A festa terminou já ao cair da noite num dos eventos mais divertidos a que tive oportunidade de assistir esta temporada!

Para saber todas as novidades sobre o projeto Sardinha by Bordallo, inscreva-se na mailing list através do endereço: sardinha@bordallopinheiro.pt

2 comentários:

  1. Adorei as sardinhas, são tão bonitas! Mas gosto especialmente da última foto com aquele pôr-do-sol ao fundo.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Clênia as sardinhas são bem originais e o pôr-do-sol também estava lindo naquele dia.

    Beijinhos,

    Carmen

    ResponderEliminar