Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

24 de março de 2013

Ler um livro por mês



“Ler um livro por mês”, foi um dos objectivos que estabeleci no meu aniversário em Setembro e que tenho conseguido manter. Sempre li muito mas hoje em dia com todos os afazeres profissionais e o blog torna-se cada vez mais difícil ter tempo. Resta-me o percurso de metro casa-trabalho.


Foi assim que voltei a ler regularmente. Comecei com "o Último Acto em Lisboa" de Robert Wilson. Este livro, que tem como pano de fundo a 2ªGuerra Mundial e passa-se em dois momentos/ realidades distintas : 1941 Berlim e final dos anos 90 Portugal, foi uma agradável descoberta. Nunca tinha lido nada deste autor e considero o livro brilhante!


 "O Cego de Sevilha" também de Robert Wilson, foi o "Sr. que se segue", um livro óptimo para quem gosta do género Drama/Policial.


Para o mês de Dezembro elegi a  "A Teoria Geral do Esquecimento de José Agualuza: Luanda, 1975, véspera da Independência”. "Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma naufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer". Curiosas? Não deixem de ler!


"A Curva do Rio" foi outra agradável surpresa. Um livro do categorizado V.S. Naipul, que nos faz viajar com ele até ao interior de África, sentir o cheiro de terra molhada, a escuridão do rio, a oscilação das classes sociais. Este livro "é um micro-cosmo da África pós-colonial no momento da sua independência: um cenário de caos, mudança, violência, guerras tribais, ignorância, isolamento e pobreza.... uma emocionante história de sublevação e desmoronamento social".


Neste momento estou a ler "Laura e Júlio" de Juan José Millás. Este livro foi distinguido com o prémio planeta 2007 e revela a história de Júlio e Laura " Recém-separado, Julio decide ocupar em segredo o apartamento vazio de um vizinho. Ao fazê-lo, usurpa-lhe também a roupa e os hábitos, bem como a sua visão do mundo, da ex-mulher e de si mesmo. No decurso desta metamorfose, Julio descobre uma nova vida que terá de moldar para transformar a sua impostura numa realidade." O detalhe com que o autor retrata os pormenores faz-nos literalmente passar para o outro lado do espelho e viver dentro do livro. Um livro que se lê de uma assentada!

E vocês o que andam a ler?

5 comentários:

  1. Sempre venho no teu blog mas é a primeira vez a comentar, simplesmente adoro-o. Eu estabeleci esta meta para 2013 mas até agora só li dois livros :/
    O teu post veio lembrar-me disso.
    Beijinhos

    http://tenhocaracois.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Djasmin, fico muito contente que sigas o meu blog. Acho que a leitura é um daqueles vícios que quando nos deixamos contagiar não conseguimos parar:) Fico a aguardar o feedback das tuas leituras.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  3. Oh Jizasss, chego aqui e fico admirada com o teu objectivo tão simples, mas ainda assim difícil de concretizar e fico admirada por isso. E depois percebo que estás a ler um dos meus all time favourite books e fico ainda mais admirada. Sou fã de JJM. Se puderes, e gostares desse, lê o No mires debajo de la cama.

    ResponderEliminar
  4. Olá:) É verdade é um objectivo bastante simples mas que por vezes se torna difícil de concretizar. Estou a adorar o livro do Juan José Millás e fico já com a dica para ler o "No mires debajo de la cama". Depois prometo contar aqui o que achei;)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Esse foi um dos objectivos que estabeleci para este ano, mas tenho-me portado muito muito mal.
    Ando a ler O Último Fôlego de George D. Shuman e apesar de ser o género de livros que pela temática me agrada, este é um tanto confuso.

    ResponderEliminar