Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

9 de fevereiro de 2012

Mafalda Mascarenhas | Na primeira pessoa



Mafalda Mascarenhas da Fonseca é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) mas ao chegar ao mercado de trabalho percebeu que não tinha grandes opções de carreira. Após algum tempo a ajudar os outros a gerir as suas empresas decidiu abrir o seu próprio negócio com a irmã gémea, Isabel Mascarenhas da Fonseca, a J`adore Macarons.



A ideia dos Macarons foi da Isabel mas foi a Mafalda que meteu, literalmente, “a mão na massa”. Mesmo sem grandes conhecimentos na área lançou-se em incessantes pesquisas e aprendeu a fazer os seus próprios Macarons até atingir a perfeição.


A partir daí foi implementar o plano de negócio e escolher o espaço. A 16 de Outubro de 2010 nasce a “J’adore Macarons” nos Armazéns do Chiado, Piso 4. É caso para dizer que felizmente a Mafalda não foi bem sucedida na área que escolheu, pois não só é uma excelente gestora como os seus Macarons são absolutamente divinais!


Mafalda após alguns anos de investimento numa especialização e algumas decepções no mercado de trabalho não tiveste qualquer receio em começar do zero, mesmo numa economia em recessão. O que te moveu?

O meu percurso profissional não foi fácil, sempre trabalhei muito para atingir os meus objectivos, mas infelizmente nunca atingi um patamar que me desse alguma estabilidade em termos financeiros e até mesmo a nível pessoal. Foi após uma experiência profissional bastante desmotivante que comecei o projecto que mais tarde daria origem à J’adore Macarons. Ao desenvolver o projecto estava imbuída de uma força e de uma positividade que muito me ajudaram a concretizar este meu sonho. Havia sempre uma palavra que me acompanhava: perseverança. Sempre acreditei no sucesso da J’adore, mesmo durante este período mais conturbado, pois se o ultrapassarmos, ficaremos muito mais fortes.


Para além de ajudar na concepção e escolha de sabores és também a criativa. Em que te inspiras para criar as edições especiais (novos sabores e embalagens)?

Adoro o processo criativo e defino-me como sendo uma pessoa muito imaginativa e criativa. Retiro inspiração de qualquer elemento que goste e a partir daí crio uma edição especial, uma caixa diferente que eu própria gostava que me oferecessem.

O processo de desenvolvimento de sabores passa pelo meu percurso no local de fabrico, onde muitas vezes vou juntando ingredientes e crio novos sabores ou por vezes tento adaptar determinadas sobremesas no sabor do macaron.
  


Neste momento os Macarons são considerados trendy. Não tens receio que a moda passe ou consideras que o que tem realmente qualidade é intemporal?

Para ser sincera, essa questão atormentou-me durante alguns momentos, mas acredito que a qualidade do produto é mais forte que o trend , sendo intemporal. Acredito muito nesta premissa e tento sempre manter as novidades na J’adore Macarons, para que não haja uma saturação.


A “J’adore Maracons” tem também uma fantástica estratégia de Marketing que está a cargo da tua irmã Isabel. Consideras que o segredo do vosso sucesso é o facto de serem gémeas e falarem a mesma linguagem?

Acredito que sim e considero que seja uma união simbiótica. Nós somos gémeas, criadas juntas, partilhamos o mesmo gosto e eu acredito que não faria melhor. Deposito toda a minha confiança na Isabel, não só por sermos irmãs, mas também por ser uma óptima profissional, muito criativa e empenhada.



Se te pedisse para criares um sabor para mim qual escolherias? Achas que pela escolha de um sabor se pode definir uma pessoa?

Acredito que os sabores dependem muito dos nossos gostos pessoais. Se escolhesse um sabor para ti, talvez Strawberry Cheesecake ou Jasmim. Penso que a escolha de um grupo de sabores poderá definir alguns aspectos de uma pessoa. Existem pessoas que arriscam por sabores desconhecidos e outras que se mantêm sempre na zona de conforto e não optam por novos.


Os Macarons estão também associados a momentos especiais e de glamour. Quais são as ocasiões em que achas que é chique servir Macarons? E já agora será o Champagne a melhor combinação

Os macarons são um elemento, como referiste, associdados a momentos especiais e de glamour. Eu acredito que um momento pode ser especial e glamoroso apenas por ter macarons. Esta delicatesse fala por si e marca uma ocasião. O Champagne combina de forma fantástica, pois vai fazer sobressair os sabores que compõem o macaron.


Tens também Macarons especificamente para os mais pequeninos inspirados em diversos personagens, essa é uma forma de fidelizar o cliente já desde a infância?

A criação dos MacPets foi algo espontâneo, uma ideia que tentei realizar no momento e que resultou muito bem. Neste momento já temos imensos clientes pequeninos, mas devo confessar que são os adultos que ficam mais fascinados pelos nossos macarons com forma de bonequinhos.


A “J’adore” ocupa-te grande parte do tempo. Nos momentos de lazer quais são os teus principais hobbies

A J’adore é a minha vida, mas tento sempre retirar um bocadinho de tempo para mim. Os meus hobbies passam por estar com os meus amigos, passar algum tempo com a familia, sair e descansar um pouco.



Quais as tuas viagens de sonho?

Adorava ir ao Brasil e Nova Iorque.



Com tantos Macarons à tua volta calculo que não resistas e até por motivos profissionais tenhas de provar alguns, o que fazes para manter a linha?
Depois de tanto tempo rodeada por macarons, já fiquei imune à tentação. Tento provar com moderação. Já fui uma mulher de dietas, mas hoje em dia tento apenas evitar os restantes doces.

Como definirias o teu estilo?

Sou uma mulher de raiz clássica, mas com twist moderno.


Qual o teu perfume de eleição?

O meu perfume de eleição é Escale aux Marquises da Dior.


A nível internacional há alguma marca de Macarons que te inspire?

Existem inúmeras marcas excepcionais, mas a minha de eleição é a Ladurée.


Até onde gostarias que a “J’adore Macarons” te levasse? Já pensaram em franchisar a marca?

Adorava acompanhar o percurso de cimentação da J’adore no mercado nacional e que nos tornássemos líder de mercado. Já pensei em franchisar, mas neste momento, devido ao panorama nacional, será uma possível ideia futura.


Existe algum sabor que gostasses de implementar mas que por algum motivo ainda não o fizeste?

Existem alguns sabores que gostaria de implementar, mas muitas vezes falta-me tempo para estas criações.


Quais os sabores/edição que fizeram mais sucesso desde o lançamento da marca? Quais os teus sabores de eleição?

A edição que até hoje teve mais sucesso, foi a do Dia dos Namorados de 2011, intitulada “Will you be my Valentine”. Os meus sabores de eleição são os frutados, morango, limão, amora, entre outros.


Já pensaste criar uma linha de Merchandising?

Este vai ser o nosso passo seguinte, já começamos com algumas parcerias e esperamos que os nossos clientes gostem dos produtos que iremos apresentar.


Indica-me três celebridades que admires e diz-me que sabor escolherias para cada um e porquê?

Dentro do meu mundo de celebridades escolheria a Beatrix Potter, não só porque adoro as suas personagens mas também pela sua história de vida, que muito me inspira. Para ela criaria um macaron de Limão & Gengibre, seria verde claro e teria desenhado no macaron o famoso Peter the Rabbit. 
Uma segunda celebridade que sempre me inspirou é a Jane Austen. Os seus romances marcam uma época histórica que eu adoro e que muito me fascina. Para esta novelista escolheria uma macaron de trifle. Seria um macaron branco, recheado com finas camadas de vanilla sponge cake, coulis de morangos silvestres e creamcheese com um toque de anis. Para a minha terceira celebridade escolheria o meu avô, que me ajudou a criar e que desde pequenina sempre me disse para ser uma grande mulher, apoiando as minhas decisões e expressando sempre sabiamente os prós e contras. Para o meu avô criaria e espero criar o macaron de Mel & Funcho. Gosta muito de doces e acho que este seria o mais indicado.


O blog “Breakfast@Tiffany’s” está prestes a completar dois anos. Aceitarias o desafio de criar um sabor especial para essa ocasião?

Aceitaria com muito gosto! Teria de ser digno de um Breakfast at Tiffany’s.



Agradecimentos à administração dos Armazéns do Chiado.

Créditos fotográficos Sofia Vaz. 

5 comentários:

  1. Uau, adorei a entrevista. As perguntas foram excelentes e gostei imenso de ficar a conhecer um pouco melhor a Mafalda Mascarenhas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei =) Fantástico trabalho Carmen, como sempre. Deixas-te foi com muita água na boca =P Parabéns e Beijoka***

    ResponderEliminar
  3. Entrevista ficou óptima, Carmen e Mafalda óptima sintonia, congrats ;)! Adorei o macaron de after-eight eheh!Bjs

    ResponderEliminar
  4. ADOREI! Esta mt bem conseguida e as fotos fantasticas! Beijinho grd

    ResponderEliminar
  5. Adorei! Fotos fantásticas, projecto fantástico!
    Parabéns Carmen!
    Rita

    ResponderEliminar