Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

13 de abril de 2010

Hoje é dia mundial do beijo


Sabia que um beijo exercita dezenas de músculos, liberta endorfinas, combate a depressão, diminui o stress, queima calorias e "é o teletransporte para um paraíso"? Pois é, segundo especialistas parece que sim. Alguns estudos indicam que o beijo ajuda a combater a depressão,  baixando ainda os níveis de cortisol, uma hormona envolvida na resposta ao stress: "Ou seja, vai fazer com que a pessoa fique menos stressada, mais calma", dizem.

O beijo ajuda também a manter a linha. Algumas investigações indicam que um beijo ajuda a queimar cerca de 12 calorias e activa 29 músculos. O aumento da tensão arterial e da temperatura da pele são outras das consequências benéficas.

O beijo ajuda também a aumentar a auto-estima se for correspondido, caso contrário pode diminui-la. O beijo dá informações gustativas, olfactivas, por se estar mais próximo da pessoa, tácteis, pela sensação que nos deixa e visuais, quando se beija com os olhos abertos.

Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em sexologia, lamenta que o beijo esteja "muito esquecido e negligenciado" numa sociedade que está a dar "muito mais valor ao sexo": "O beijo dá tanto bem-estar e prazer como um bom sexo, além de que é muito mais fácil de fazer, tanto em público, como na intimidade".

E o que é um bom beijo? "Será com a pessoa de que se gosta, que faz ir numa viagem para uma ilha deserta e que parece que todas as pessoas desaparecem. É o teletransporte para um paraíso", responde a psicóloga. Vamos lá então embarcar nessa viagem!

Curiosidade: A filematologia é a ciência que estuda o beijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário