Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

20 de abril de 2010

Excesso de Intimidade


A minha querida amiga e sexóloga, Vânia Beliz, publicou esta semana um artigo na revista Sábado sobre excesso de intimidade numa relação. Este artigo ilustra na perfeição a minha opinião sobre este assunto e julgo que também a vossa, caso contrário é melhor lerem já este artigo.

"Sempre me preocupou o excesso de intimidade entre os casais... bem sei o quanto a intimidade é importante, pois sim, mas tudo o que é de mais, é demasiado.

Acho que falta, a muitas pessoas, preservar determinadas coisas que só interessam a si.

Quando estamos no início dos relacionamentos existem coisas que não questionamos, porque estamos apaixonados e aquela pessoa parece sempre perfeita, sempre tão atraente e desejável.

Mas, quando passamos a partilhar o mesmo espaço, a descobrir determinadas coisas, pode ser assustador e existem mesmo situações em que o excesso de intimidade pode ser um veneno para a nossa química relacional. Vejamos por exemplo, o uso e partilha da casa de banho: muitos casais, adoptam um á-vontade tal, que parece que voltámos àquele tempo em que, em crianças, tínhamos os nossos pais como espectadores das nossas poses no bacio.

Alguém me explica o sentido de estar sentado na retrete de revista na mão enquanto o companheiro(a) faz a barba, ou toma duche?

Alguém pode achar atractivo que o(a) parceiro(a) saque à sua frente daqueles aparelhos que tiram os pêlos de todos os orifícios do corpo, pêlos que nós quase nem imaginávamos que existissem? Alguém poderá achar interessante ver a companheira com as pernas cheias de creme depilatório e rolos na cabeça?

Existem coisas que são do nosso espaço e que são nossas, que apenas deviam existir por detrás de uma porta fechada para não corrermos o risco da química se perder.

Claro que todos sabemos, que existem pêlos em determinados sítios e que são retirados para não serem encontrados; todos sabemos que existem tampões, pensos higiénicos e necessidades fisiológicas... mas daí a vê-los, ouvi-los e cheirá-los vai uma grande distância...

Importam-se de oferecer as vossos amigos que vão viver juntos pela primeira vez, aquela coisa fantástica que se coloca na porta e avisa: -Não incomodar se faz favor? Garantidamente não imaginam o bem que lhes fará, porque eles até podiam viver sem ela, mas não era a mesma coisa...."

1 comentário:

  1. Partilho da mesma ideia, achei fantastico o artigo. Não acho nada sexy partilhar demasiadas intimidades, dessas sem interesse, já das outras: viva a partilha! :-)

    ResponderEliminar