Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

14 de abril de 2010

Dia Internacional do Café


Como há dias para tudo, celebra-se hoje o dia Internacional do Café.  O uso desta bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais despertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.

Kaldi experimentou os frutos e sentiu-se mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o facto, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

Os monges sugeriram então que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

A notícia do grão "milagroso" foi passando de mosteiro em mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.

O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietname e da Colômbia. 

O grão que faz parte do nosso dia-a-dia é tão importante que ganhou um dia que lhe é dedicado, denominado "Dia internacional do café". Mas atenção, está provado que o café em excesso é nocivo para a saúde, podendo mesmo ser letal se a dose diária exceder os 3000 mg, o equivalente a 75 expressos.

Sem comentários:

Enviar um comentário