A Champanheria em Setúbal é um local muito especial para mim. Foi neste restaurante que jantei pela primeira vez com o André e todos os anos lá voltamos para assinalar a data.
Este espaço prima pela originalidade na confecção dos pratos, pela comida deliciosa e pela forma acolhedora com que somos recebidos. Tal como afirma Rosemeri, a simpática anfitriã, "gosto de receber os meus clientes como se fossem meus convidados, está é a sua casa". E não há dúvida que me sinto como se fosse!
As paredes estão sempre repletas de quadros que dão a conhecer artistas nacionais. Neste momento está patente uma mostra de Olinda Lima.
A Bossa Nova anima o ambiente, aliás uma das influências da cozinha deste restaurante é a comida brasileira de onde Rosemeri é oriunda. Não posso deixar de destacar a moqueca de gambas e arroz de côco.
Mário, o chef, marido de Rosemeri, elegeu o conceito de tapas para a A Champanheria de Setúbal, valorizando produtos nacionais, certamente influenciado pelos anos que viveu em Barcelona.
Este espaço abriu as suas portas em Julho de 2002, tendo sido a primeira Champanheria a abrir no nosso País.
O menu é composto por 4 ou 8 pratos de degustação e um prato principal, havendo a opção de escolher à la carte. Os pratos de degustação são sempre uma completa surpresa, rendendo-nos a maestria do chef.
Os ninhos de massa kotaif com queijo de Serpa, mel e oregãos da Arrábida, foram o ponto de partida nesta viagem de sabores...Uma entrada absolutamente deliciosa! Para acompanhar nada melhor que a refrescante e apurada sangria de espumante.
Tostas de Bacalhau com salada iceberg e morangos
Alheira de Caça com ovinhos de codorniz, outro dos meus pratos de eleição ;)
Sorbet de Limão como tira-gosto
O prato principal, Peixe gratinado com gambas e espinafres
Para finalizar "as cerejas no topo do bolo" - Gelado de côco com calda de caramelo e Bolo de chocolate e noz com frutos vermelhos e chocolate branco.
Com a Rosemeri
Se ainda não conhecem A Champanheria de Setúbal reservem um domingo e vão experimentar a Happy Oyster, um menu especial com degustação de Ostras.
Podem também visitar a Champanharia LX, em Lisboa na Rua João Crisóstomo, nº 15, onde têm possibilidade de experienciar a Happy Oyster todos os dias, excepto aos domingos, das 18h às 20h. O jazz dita aqui a decoração do espaço e a música ambiente.
Já conhecem A Champanheria?
Já conhecem A Champanheria?
Conheço há já alguns anos a de Setúbal e recomendo-a vivamente: pelo ambiente acolhedor, pela simpatia da Rosemery e do Mário Brito Pinheiro, pelo excelente serviço, pelas magníficas e criativas tapas (a da massa kataif também é das minhas preferidas), pela frescura dos ingredientes, pela decoração (adoro o poema da "Liberdade" de Fernando Pessoa na parede), pela música muito a meu gosto. E confirmo: as ostras são excelentes!
ResponderEliminarÉ verdade Milena a Rosemery e o Mário são excelentes anfitriões e a comida é magnífica! Também adoro os detalhes da decoração, para além da boa comida é um ambiente com alma e isso faz toda a diferença :)
EliminarUm beijinho,
Carmen