Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

13 de fevereiro de 2022

Piodão | A Aldeia Presépio

 

No regresso das Casas da Lapa decidimos passar pela bonita aldeia histórica de Piodão, que lembra um presépio pela forma harmoniosa como as suas casas se encontram dispostas em anfiteatro. O xisto é o material predominante na construção das mesmas e as suas portas e janelas pintam-se de azul, conferindo-lhe um enquadramento único!


A igreja matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, com os seus singulares contrafortes cilíndricos e caiada de branco, contrasta com o restante casario.



Consta que o azul como cor predominante deve a sua origem a um factor prático, pois conta-se que a única loja que fornecia a população só tinha tinta neste tom e dado o isolamento da aldeia não era fácil para as pessoas dirigirem-se a outro local. Assim, foi na realidade as dificuldades de deslocação que preservaram intactas as características desta antiquíssima povoação.




Detalhe do interior da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.


Cada recanto é único.



As suas ruas estreitas realçam ainda mais a sua beleza.




Descobrimos O Fontinha Restaurante snack-bar onde fomos recebidos com muita simpatia e experimentámos algumas das especialidades da terra.




Look

Zara Faux Fur Coat F/W 22 | Thoursers Massimo Dutti F/W 22 | Boots Ara Shoes F/W 22

2 comentários: