Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

30 de outubro de 2021

Milano | Restaurants

 

Milão foi a cidade escolhida para celebrar o meu aniversário. Já tinha visitado ainda adolescente e na altura não me tinha deslumbrado, talvez por não valorizar as mesmas coisas. Desta vez tive a preciosa ajuda da Paula Calderini, da Mi-Tours, na organização da viagem e valeu muito a pena contar com alguém que aqui vive há mais de 20 anos. É o local perfeito para os amantes de moda, onde encontrei mais gente gira e bem vestida por metro quadrado e com imensas lojas de perder a cabeça! A gastronomia é outro dos pontos fortes e, por esse motivo, o post de hoje é dedicado aos restaurantes e bares que experimentei.


Assim que chegámos tínhamos uma reserva no Bistro Martini by Dolce & Gabbana. Confesso que achei que se tratava apenas de um espaço fashion e agradável, ainda que contando com uma boa localização, a 5 minutos do hotel. Revelou-se, contudo, uma surpresa também na comida e na simpatia do staff. Comi o melhor Tagliolini al Tartufo Nero de sempre, com pérolas de trufa negra e queijo parmesão. O André escolheu o mesmo e acompanhámos com o cocktail de assinatura Dolce & Gabbana Sartoria.


O pátio é fechado, pelo que é um local perfeito mesmo para os dias de Inverno!


Detalhes da decoração, para além de restaurante funciona também como bar.


O Terraza Aperol é outro dos locais de visita obrigatória! Tinham-nos dito que não era possível fazer reserva mas ainda assim resolvemos tentar a sorte. No primeiro dia, depois de um longo passeio e algumas paragens para fotos, subimos ao 2º andar do Il Mercato del Duomo para tomar um dos cocktails mais famosos de Itália. A Catedral revela-se imponente aos nossos olhos, pelo que procurem uma mesa o mais junto possível a esta.





Aperol Spritz, uma bebida que aprendi a gostar com um casal de amigos italianos.


Da Giacomo, este foi seguramente o lugar que mais nos desapontou nesta viagem. Tinha ouvido falar  muito por ser um espaço que preserva a tradição mas parece apenas estar perdido no tempo. A decoração é bonita e o restaurante continua cheio mas a comida e o serviço claramente não correspondem às expectativas.



La Locanda del Gatto Rosso, uma sugestão da Paula Calderini. Tínhamos reserva para a Pinacoteca de Brera e estávamos com pouco tempo para almoçar. Este restaurante super central, perto do teatro Alla Scala, revelou-se o local ideal para comer duas fatias de pizza e beber um Aperol Spritz. 



O André aprovou a escolha e até gostou mais do Aperol daqui do que do original ;)


O Bar Luce encontra-se à entrada da Fondazione Prada. Este espaço é inspirado na atmosfera de um café milanês dos anos 50 e 60, graças às cores, mobiliário em fórmica, sofás e outros detalhes que fazem lembrar a cultura pop italiana. 


Foi idealizado pelo cineasta americano Wes Anderson em 2015, que já colaborou em diversas campanhas da marca. Embora seja um espaço original, fica aquém das imagens que tinha visto e apenas aconselho uma visita se forem para esta zona da cidade, dado que fica longe do centro.





O restaurante Torre, situado no 6° andar da Fondazione Prada, foi o local escolhido para a segunda comemoração do meu aniversário. A comida não deslumbrou mas valeu a pena pelo design de Rem Koolhaas, a vista, as peças de arte e o seu irreverente elevador que nos leva até ao topo.



O menu é baseado na cozinha tradicional da região da Toscana, com assinatura do chef Lorenzo Lunghi.


Us



O André ainda me surpreendeu com um bolo nos tons do blog da icónica pastelaria Marchesi 1824, pertencente ao  grupo da Prada.



Jumpsuit Funky Project | Clutch Gucci



No dia em que fomos visitar as lojas na zona do Quadrilátero de La Moda, almoçámos no Cova, que fica na Via Montenapoleone. Esta pastelaria histórica existe desde 1817 e foi fundada por António Cova, um soldado napolitano, sendo uma das mais antigas de Itália. Foi frequentada por personalidades como Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Atualmente tem parceria com o grupo Louis Vuitton e é um lugar timeless e simultaneamente trendy. Perfeito para uma pausa depois de um dia de compras!



O Risotto alla milanesa com açafrão foi e a minha escolha e estava delicioso;) O André optou por uma pasta.


Os detalhes marcam a diferença.


Tem ainda um pátio exterior onde é possível fazer refeições.


A melhor descoberta foi deixada para o último jantar, o Toscanino Milano! Um espaço onde se encontra comida toscana autêntica. Iniciámos com uma deliciosa Burrata e Prosciutto Crudo Toscano, perdemo-nos no sabor da deliciosa Pici di Pasta Fresca e terminámos com um Tiramisù caseiro! Um magnifico Chianti reserva foi o complemento perfeito para esta refeição. É ainda possível comprar produtos frescos para levar para casa.



A Paula Calderini tinha insistido bastante em que experimentássemos este local mas nunca pensámos que valesse tanto a pena! Também existe em Florença e quando aí regressarmos, irá certamente constar do itinerário!



Só de pensar no sabor e aromas desta pasta fico com vontade de voltar ;)


O melhor vinho que bebemos nesta viagem!



Os pormenores fazem-nos sentir em casa


Uma fachada típica milanesa.


Para fechar este roteiro uma visita ao bar Camparino, situado na lindíssima Galeria Vittorio Emanuelle II para um tradicional Campari Speltz. Este aperitivo existe desde 1915 e faz parte do lifestyle e da cultura italiana. Pessoalmente prefiro o Aperol mas não podia deixar também de experimentar.


Com a nossa guia Paula Calderini, a quem agradeço desde já toda a disponibilidade na organização desta viagem. Podem seguir a conta de Instagram da Mi.Tours aqui.

Vejam mais detalhes desta viagem na página de Instagram do Breakfast_Tiffanys_Blog.

2 comentários: