Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

21 de novembro de 2019

As Novas Tecnologias vs Protecção de Dados | Web Summit 2019


Estive mais uma vez presente no Web Summit a fazer a cobertura do evento, desta vez a convite da organização, o que muito me honrou!

Assim que recebo o calendário começo logo a actualizar a app com base nos meus interesses e, habitualmente, a moda tem um papel preponderante nas minhas escolhas. Este ano curiosamente, e por certo pela partilha de dados pessoais estar na ordem do dia, bem como por escândalos como o caso da Cambridge Analytica, que podemos ver no documentário "Nada é Privado", disponível na Netflix, dei por mim muito mais focada nestes temas.

Estará a tecnologia e a digitalização da sociedade a ameaçar a democracia? É assustador o rasto digital que deixamos diariamente ao fazer uma simples pesquisa no Google ou no Facebook, entre outros.


Logo para começar Edward Snowden abriu o Web Summit por videoconferência directamente da Rússia, onde está exilado por ter denunciado como está montada a estrutura das agências de segurança e inteligência NSA e CIA.

Afirmando-se como tendo sido sempre um cidadão exemplar, não conseguiu ficar calado ao perceber como estas empresas recolhiam dados de todos os indivíduos não só os que tinham sob suspeita, mas, potencialmente, de toda a gente, para poderem armazenar informação sobre essas pessoas caso viessem a precisar no Futuro. Desde telefones sobre escuta, ao acesso às câmaras de laptops e telemóveis, entre outros dispositivos. Edward Snowden denunciou igualmente o Facebook, o Google e outros gigantes tecnológicos.

Tal como Snowden afirma, nem precisamos estar conectados, basta estarmos com o nosso telemóvel no bolso, ainda que não o estando a usar ou desligado. A nossa presença é registada através dos pontos de wifi…Se isto não é assustador não sei o que será?! Os nossos dados estão a ser usados em todo o lado e não a nosso favor. O advento da Internet, da interconectividade deveria ter o propósito de nos aproximar, de nos facilitar a vida mas parece ao invés servir sobretudo interesses corporativos e dos Estados.



Brittany Kaiser, uma das principais delatoras do escândalo Cambridge Analytica/Facebook, tendo trabalhado para esta organização, resolveu denunciar a empresa, que esteve envolvida na campanha que levou à eleição de Trump, Brexit, entre outras. Actualmente trabalha para a empresa "Own your Data" que reivindica recuperarmos o acesso aos nossos dados, sendo uma critica acérrima do Facebook. Além de ter estado presente nas diversas palestras em que participou, bem como na Press Conference, tive a sorte de literalmente, esbarrar nela à saída do Media Village e lhe colocar uma questão, cuja resposta não foi nada animadora como podem ver aqui!


Para finalizar o tema, a Comissária Europeia Margrethe Vestager, que nos últimos anos se tem insurgido contra o Google, Apple, Facebook, entre outros, começou por salientar que podemos ter novas tecnologias não perdendo, ao mesmo tempo, os valores de dignidade, integridade, humanidade e igualdade. Criticou o Facebook por, contrariamente ao Twitter, continuar a permitir anúncios políticos. Refere que a politica se deve discutir em círculos abertos e não fechados, numa era de disseminação de fake news e manipulação de informação. No que toca à política de protecção de dados, pronuncia-se que esta não nos protege devidamente da quantidade de informação que é recolhida a todo o momento sobre nós e que diariamente vamos deixando um enorme rasto digital. Curiosa ainda a afirmação que fez sobre a Google “It’s not about you searching on Google it is Google searching you. If there is imbalance between what you get and what you pay then very often you are the product!"


Neste evento a sustentabilidade esteve igualmente em destaque, assim como muitos outros temas de interesse. Pena serem apenas 4 dias e não nos conseguirmos desdobrar para estar presentes nas diferentes palestras, painéis e workshops!


See U in 2020 Web Summit!

Sem comentários:

Enviar um comentário