Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

4 de agosto de 2017

Herdade das Servas | Restaurante


O Alentejo está repleto de lugares especiais e a o restaurante Herdade das Servas foi mais um dos sítios imperdíveis que descobrimos na visita a Estremoz. Já conhecia alguns dos vinhos desta Herdade mas não esperava encontrar um lugar com esta magia, absolutamente perfeito, sobretudo com a luz de fim de dia. 



Este restaurante, situado dentro da propriedade, abriu em Setembro de 2014 em regime de concessão, apostando numa cozinha de base regional com alguns apontamentos de inovação.

O nosso simpático anfitrião, Paulo Baía, está ao comando do projecto, sendo também o chefe de sala. A liderar a cozinha está a sua irmã, a chefe Maria da Fé Baía. Como seria de esperar, o vinho assume um lugar de destaque, sendo a garrafeira exclusiva da produção da adega Herdade das Servas.


O jantar revelou-se uma descoberta dos puros sabores alentejanos num roteiro por que nos fomos deixando guiar! Para além da ementa fixa, o restaurante tem dois menus, o de degustação e o vínico, apresentando diferentes opções de acordo com os produtos da época, assim como sugestões diárias e de fim-de-semana.


couvert inclui queijo de ovelha, sonhos de farinheira e pasta de chouriço, acompanhado pelo tradicional pão alentejano...Uma boa forma de começar! Para entrada uns deliciosos Cogumelos recheados com gambas salteadas.


O Bacalhau às Servas não podia faltar nesta degustação e para prato de carne decidi arriscar e dividir com o André umas Burras de Porco Preto (parte do maxilar), um dos pratos do dia. Surpreendentemente gostei bastante! Todos os acompanhamentos eram igualmente deliciosos, com aquele sabor de legumes acabados de apanhar. Para sobremesa aceitamos a sugestão de provar um pijama com alguns doces típicos: Pudim das Servas, Toucinho do Céu, Sopa Dourada e Maravilha de Chocolate.


Um verdadeiro pecado que como já vem sendo hábito só provei...Tenho de estar em forma para o Casamento ;)





Já conhecem a Herdade das Servas?

3 comentários: