Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

17 de agosto de 2015

Exposição "A Divina Comédia" de Salvador Dalí




A exposição "A Divina Comédia de Salvador Dali" está patente na praça central do Centro Comercial Colombo até dia 20 de Setembro.



No ano em que se assinalam os 750 anos do nascimento de Dante Alighieri, escritor do século XIV, mundialmente conhecido pela criação do poema didáctico alegórico "A Divina Comédia" - o Centro Colombo reúne em Exposição as gravuras originais de Salvador Dalí que ilustram a viagem da vida humana no Além que é retratada nesta obra. Esta mostra marca assim a 5ª edição do projecto “A Arte Chegou ao Colombo”.



Imagens alusivas ao Inferno

Com o apoio da Embaixada de Espanha esta exposição reúne pela primeira vez em Lisboa uma colecção completa de 100 gravuras originais do artista espanhol. Estas imagens Inspiradas na obra literária de Dante Alighieri, representam uma viagem cenográfica dos três reinos pelos quais a vida humana passa até atingir a perfeição - o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. As gravuras foram produzidas através da técnica de xilogravura (gravura em madeira) e datam de 1960.



Imagens alusivas ao Purgatório

Salvador Dalí interpreta A Divina Comédia como uma espécie de viagem tripartida que reflecte momentos distintos da sua carreira como pintor: é uma viagem de auto-conhecimento, uma análise do artista às profundezas do seu ser, sendo cada gravura o reflexo da sua práxis artística, da sua arte e da sua vida. 



Imagens alusivas ao Paraíso

Esta exposição conta ainda com uma instalação interactiva. Ao longo das 9 salas do pavilhão (3 salas que representam o Inferno, 3 que representam o Purgatório e 3 que representam o Paraíso), existirão 3 monitores (1 monitor por área) equipados com sensores que detectam o movimento dos visitantes, nos quais actores portugueses devidamente caracterizados - Ana Padrão (no papel de Beatriz-Gala), Fernando Ferrão (interpreta Dante Alighieri, o autor da obra) e Afonso Melo (no papel do próprio Salvador Dalí) – irão aparecer e explicar a obra a quem a visita. Esta explicação só se iniciará à medida que o visitante se aproxima do ecrã, criando assim um efeito surpresa e de interacção.



Sem dúvida uma boa sugestão para os próximos dias. Eu já passei por lá e vocês? 

2 comentários:

  1. Numa ida a Lisboa aproveitei para ver esta exposição e adorei! É sem dúvida uma forma de ficar a conhecer tanto um pouco da obra de Dalí mas também da obra de Dante. Está muito bem montada esta exposição, vale mesmo a pena!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Helena acho que a exposição está muito bem conseguida.

      Um beijinho :)

      Eliminar