Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

30 de janeiro de 2015

Forno d`Oro



Esta semana fui à inauguração do restaurante Forno d´Oro com a assinatura do simpático Chef nepalês Tanka Sapkota, que também está por trás do Come Prima.

O Chef Sapkota desenvolveu um forno forrado a ouro de nove toneladas construído no local e cujos componentes vieram de Nápoles. É o único forno do género construído no local, ao contrário dos outros importados em série, e é um dos dois únicos no mundo forrado a ouro, o outro encontra-se em Nova Iorque.



Para acolher este forno Tanka Sapkota convidou a arquitecta e decoradora  Cristina Santos Silva  que criou um ambiente luminoso, que cria a ideia que a luz entra em permanência na Pizzaria. Uma colecção de pratos de Siena e marcadores que reproduzem os motivos coloridos dessas faianças iluminam ainda mais o ambiente e contribuem para fazer da pizza “o sol no prato”.


O forno aquecido a mais de 400º grau faz com que as pizzas cozam em apenas um minuto. O fermento natural utilizado na sua concepção leva a que as pizzas tenham uma consistência perfeita, não sendo demasiado finas. Sapkota afirma que apesar de as pizzas de massa fina estarem na moda em Portugal, a pizza napolitana não o é, sendo mais alta, porém a massa deve ter ar e o rebordo arredondado. Não podia concordar mais!


Para além da inspiração napolitana, são utilizados ingredientes nacionais como a morcela de Monchique, o requeijão de ovelha, a alheira, o paio de porco preto (delicioso) ou o bacalhau fumado, entre outros. 

Para acompanhar o chef recomenda uma longa carta de cervejas artesanais. O ex-libris é a pizza de burrata e folha de ouro, também a mais cara da carta.


Como entrada próvamos o delicioso queijo parmesão aberto na altura


Bruschetta


Pizza Margarita


Outra estrela da ementa é a vitela branca cozida a baixa temperatura


Com a querida Cristina Santos Silva

O Forno d`oro fica na Rua da Artilharia 1, nº 16, no antigo espaço do Mezzaluna. Sem dúvida uma boa sugestão para o fim-de-semana, que vos parece?

2 comentários: