Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

25 de abril de 2014

A Viagem do Elefante by Vista Alegre


‘Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam’

Estive presente na apresentação da peça A Viagem do Elefante, a quinta a integrar a coleção ‘1+1=1’ da Vista Alegre [‘Um Autor + Um Artista = 1 Peça Vista Alegre’]. O evento decorreu na flagship store da Vista Alegre Atlantis, tendo contado com a presença de Pilar del Rio, Presidente da Fundação José Saramago.

O livro narra-nos a insólita mas verídica viagem do elefante Salomão que no século XVI percorreu metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagância de um rei português e de um arquiduque austríaco, e cuja incrível epopeia foi resgatada, quase quinhentos anos depois, pela poética e simbólica narrativa de José Saramago, no último livro publicado em vida.

A obra é agora transposta pela Vista Alegre numa peça única, de edição limitada, da autoria do artista plástico português David de Almeida, amigo pessoal e colaborador do Nobel da Literatura português em diversos projectos.

“A Viagem do Elefante é, segundo o autor, uma metáfora da vida humana. No seu caso ultrapassou a metáfora para corporizar a expressão ‘sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam’. É conhecida a jornada que percorreu para concluir este livro. Não se deixou vencer alcançando o fim do caminho, afinal o lugar onde o esperávamos. Nesta evocação do Homem e do Amigo, tentei ser fiel aos seus princípios estéticos e evocar o seu fino humor. Espero ter chegado perto”, refere David Almeida, artista plástico responsável pela concepção da peça.

Com uma edição limitada a 1000 exemplares, A Viagem do Elefante, quinta peça da coleção ‘1+1=1’, tem um PVP de 200 euros (180 euros para sócios do clube VA).

Esta é uma daquelas peças especiais que gostava muito de ter na minha colecção!

Sem comentários:

Enviar um comentário