Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

6 de Agosto de 2012

Pépa Xavier - Na primeira pessoa


Pépa Xavier é autora do blog Fashion-a-Porter e é uma das bloguers de Moda mais conceituadas em Portugal, tendo já participado em algumas Campanhas publicitárias assim como em importantes eventos nacionais e internacionais.

Encontramo-nos num magnífico fim-de-tarde no Restaurante Rossio do Altis Avenida com o objectivo de desvendar alguns segredos da Pépa:)


Pépa como surgiu a ideia de criar o Fashion-a-Porter e como conseguiste impulsioná-lo de forma a tornar-se num dos blogs mais “Internacionais” do nosso Pais?

O Fashion-à-Porter nasceu durante o meu estágio curricular na revista ELLE. Era uma ideia que já estava a amadurecer há algum tempo e acabou por tomar forma quando entrei no mundo do jornalismo de moda. Comecei por partilhar notícias que pesquisava para o Fashion Mix, depois os meus primeiros artigos, editoriais que achava piada e quando dei por mim já tinha seguidores e bloggers friends. Quanto ao internacional, foi algo que foi surgindo e que fui aproveitando.


Como se processaram os primeiros convites para participares em eventos e parcerias?

Apareceram na caixa de e-mail! E eu abracei aqueles que achava que faziam mais sentido para mim, para o blog e para os meus leitores.


És das únicas bloguers nacionais que esteve presente em desfiles em Paris, Rio, assim como no exclusivo evento da Casa Dior em Paris. O que consideras que te distingue e te dá visibilidade em relação a outros blogs da mesma área?

Paris e Rio (este último infelizmente não pude ir, mas foi um representante do Fashion-à-Porter no meu lugar) processaram-se da mesma maneira que a ModaLisboa ou o Portugal Fashion. Apresentei o blog e pedi uma acreditação. A Casa Dior foi uma surpresa enorme e estou muito feliz por ter sido escolhida. O que faz de mim um blog mais internacional? Não sei, o facto de ter vivido lá fora, ter muitos conhecimentos e amigos no estrangeiro, escrever em inglês (ultimamente nem tanto...lol).

Fizeste também Campanhas publicitárias, como o caso da Sansung Galaxy SII e Gazela Sparkling Bloggers. Por que motivo julgas que as marcas apostam cada vez mais em bloguers em detrimento de modelos ou figuras públicas (uma realidade lá fora, em Portugal a dar os primeiros passos)?

Segundo a minha tese de mestrado, a geração de hoje identifica-se mais com pessoas comuns e empreendedoras que alcançaram notoriedade através de algo que “aparentemente” está ao alcance de todos, como o Mark Zuckerberg que construiu uma rede social milionária no dormitório da faculdade. São pessoas mais acessíveis e mais inspiradoras. Por exemplo, todos sabemos que as grandes estrelas têm dinheiro e stylists que as aconselham e vestem....mas a Maria do blog Y faz compras na Zara e tem imensa pinta!


Sei que viveste um ano em Florença em Erasmus. Como foi? Que memórias guardas desta apaixonante cidade renascentista? Achas que esta experiência alterou a tua forma de ver o Mundo e porque não de encarar a própria Moda?

Adorei a experiência! Florença é uma cidade fantástica! Super cosmopolita, cheia de vida, moda e muita cultura. Foi um ano de aprendizagem a todos os níveis e directa ou indirectamente acabou por ter algum impacto na maneira como vejo o Mundo, a vida e a moda.


Quais as viagens de sonho que já realizaste ou gostarias de realizar?

Viajar é algo muito importante na minha vida. Mais que fazer turismo, tirar fotografias e visitar monumentos, gosto essencialmente de viver a cultura das cidades: visitar aqueles locais que só quem lá vive conhece, apreciar a sua gastronomia, ouvir a sua música, conhecer pessoas. E claro, aproveito também para fazer compras em lojas que não existem em Portugal!


Iniciaste recentemente um novo projecto profissional na “ Girissima”. Queres-nos falar um pouco sobre ele? Como tem sido a experiência?

Está a correr super bem. A Giríssima.com é uma loja online Ibérica que começou há pouco tempo, mas tem pernas para andar. Agora, para o próximo Outono/Inverno vamos ter peças lindas de morrer! Estou super entusiasmada!
  

Em Portugal poucas são as bloguers que conseguem fazer disso profissão. Gostarias de conseguir viver só do blog ou tens outras ambições profissionais? Quais?
Se conseguisse sobreviver só com o blog era óptimo! Mas tinha que estende-lo a outros projectos profissionais igualmente relacionados à moda, tendências e lifestyle.


O teu blog é blog oficial do The Brandery Barcelona, dos Fashion TV Fashion Awards, da SEAT (ModaLisboa), da CITROËN (ModaLisboa Freedom) e do telefone TMN LG Prada. Como funcionam estas parcerias?

Basicamente, tenho que ir aos eventos e fazer uma reportagem sobre os mesmos ou sobre o produto. No The Brandery, fotografo, escrevo e faço montagens sobre as novas colecções, tendências, marcas e as actividades que eles promovem. Com a Fashion TV tive direito a informação privilegiada e óptimos lugares no evento. Na ModaLisboa fui repórter oficial da Seat e depois da Citröen. Com o TMN LG Prada, fiz posts sobre o telefone e as funcionalidades do mesmo...


Quais são os teus criadores nacionais e internacionais de eleição?

Nacionais: Alexandra Moura, Pedro Pedro, Ricardo Dourado e Filipe Oliveira Baptista. Internacionais: Stella McCartney, Hanna MacGibbon, Mark Jacobs (LV), Riccardo Tisci, Miuccia Prada, Maria Grazia Chiuri, Pier Paolo Piccioli, Alexander Wang, Raf Simons, Olivier Rousteing, Jack McCollough, Lazaro Hernandez, Christopher Bailey, etc...

Ao acompanhares as semanas de Moda cá e lá fora notas diferenças na forma de “viver” a moda?

Sim, nota-se bastante diferença. Ao nível de público, de organização, por exemplo, em Paris tão depressa tens um desfile no Grand Palais, como num museu qualquer do outro lado da cidade.

Tens algum Style Icon?

Vários. Dos actuais, Alexa Chung, Clémence Poésy, Poppy Delevingne, etc...


Tens cuidados especiais com a tua imagem? Quais os teus segredos? Como fazes para estares perfeita num evento ao final do dia depois de uma jornada de trabalho?

Se tiver tempo, gosto de me arranjar, escolher o outfit e cuidar da imagem, mas a maior parte das vezes ando sempre a 1000 e não tenho tempo para grandes produções. Ás vezes levo uns saltos num saquinho e uma bolsinha de maquilhagem na carteira.

E um sonho de consumo? Qual?

Adorava ir a Paris, Milão, Londres, Nova Iorque, Japão, Xangai, etc...às compras, com um plafon ilimitado! Ahah E poder comprar tudo o que eu quiser na Nasty Gal, Top Shop, Urban Outfitters, etc...!

Para além da Moda tens mais algum hobbie que te dê prazer?

Viajar, conhecer novas cultura e pessoas.


Pépa como te defines enquanto mulher? E quanto ao teu estilo?
Sou super eclética, tenho gostos muito diversos e pouco previsíveis. Inspiro-me em filmes, épocas da história, músicas, livros, pessoas que conheço, fotografias, quadros, etc...



Quando é que a “Filipa” passou a ser Pépa?

Época de liceu. Na minha turma haviam 10.035 Filipas e eu como me dava muito com um grupo de espanholas acabei por me tornar Pépa! Ahah


E já que estamos em pleno Verão, uma sugestão de férias?

Agora em tempo de praia, Formentera e Sul de França.


Restaurante Rossio do Altis Avenida Hotel.

6 comentários:

  1. Muito boa a entrevista. Gosto mt do blog dela.

    http://trendy-twins.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei a entrevista! é uma blogger que sigo diariamente!

    Beijinho, Joana

    classyandfabulous-byj.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ;), a entrevista ficou divertida, dinâmica e estão as duas muito giras e cúmplices! Beijos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada minha querida! =) Foi um prazer enorme! *****

    ResponderEliminar
  5. Para mim também! Adorei ficar a conhecer-te um pouco melhor e foi um final de tarde muito divertido:)

    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar