Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

2 de maio de 2012

"Dama de Copas" | Na primeira pessoa



Já há algum tempo que tinha curiosidade em visitar a Dama de Copas e esta entrevista foi o pretexto ideal para viajar até aos anos 20 e experimentar o serviço de Bra Fiting de que a marca dispõe. Tal como suspeitava usei durante muitos anos o soutien errado e só experimentando o certo conseguimos ver a diferença que faz pela nossa imagem.



A vossa ideia de criar um Salão de lingerie surgiu do facto de se terem apercebido que em Portugal não existia o tamanho certo de soutien. A partir daí como desenvolveram todo o conceito?

Há uns anos atrás por razões pessoais começamos a procurar o soutien ideal. Sempre achamos que os nossos soutiens não se adaptavam ao nosso corpo, não dando um suporte adequado e não favorecendo as nossas silhuetas.

Fomos descobrindo que existem marcas com um leque de tamanhos muito alargados e que respeitam as necessidades de todas as mulheres com diferentes tipos de corpo.

Decidimos partilhar a nossa descoberta e assim surgiu a ideia do blogue. O blogue Dama de Copas foi lançado em Setembro de 2009 e depois abrimos as duas lojas com o serviço único de Bra fitting.

Reparamos que em Portugal, como na maior parte dos países, existe muito pouca oferta de tamanhos de soutiens e falta de aconselhamento, foi a partir daí que ficamos convencidas que este negócio iria funcionar.




“O problema não está no seu corpo mas na sua lingerie”. Este é o vosso mote. Acreditam que com o vosso serviço de Bra Fiting a percentagem de mulheres que usa o soutien errado vai descer consideravelmente?

Segundo a nossa experiência 99% das mulheres portuguesas veste o tamanho errado. A nossa missão é educar e vestir as mulheres com o soutien certo e outras peças que incorporam o soutien, como o biquíni, fato de banho, etc. Temos já cerca de 10 mil clientes. Acho que a Dama de Copas está a contribuir para melhorar esta estatística.


Ainda que comprando o tamanho certo de soutien, estes começam por vezes a perder a forma e alargar devido a factores como as alterações de peso ou mesmo as lavagens. Qual é o primeiro sinal de que estamos a usar o soutien errado?

Na sequência do uso as copas do soutien, na maior parte dos casos, começam a afastar-se dos seios, porque o soutien fica largo nas costas. É necessário ir ajustando os colchetes ao longo do tempo.

Com as mudanças de peso temos que mudar a medida do soutien. Em média a mulher muda 6 vezes de tamanho ao longo da vida.

O uso do mesmo soutien vários meses seguidos ou as alterações de peso têm muita influência para a vida de um soutien. Recomendamos que faça o “Bra Check up” a cada 6 meses.



A Dama de Copas tem um produto especialmente formulado para cuidar da nossa lingerie e swimwear. Diriam que faz toda a diferença usar um bom detergente?

Lavar só à mão, sempre com um detergente suave. Recomendamos o uso do Lingerie Wash. Este detergente é uma novidade em Portugal! Mais informações: http://damadecopas.pt/lingerie-wash/




É possível com a ajuda de lingerie adelgaçante adaptar o corpo por forma a ficarmos perfeitas num modelo que à partida não nos favorece?

As peças modeladoras ajudam a uniformizar o corpo. O uso destas peças juntamente com o soutien correcto pode efectivamente melhorar a nossa silhueta e permitir usar roupas mais justas, finas ou transparentes. As peças modeladoras têm que ser confortáveis e não apertar em demasia.




A Dama de Copas disponibiliza um serviço de aconselhamento para diferentes situações e momentos da vida da mulher. Consideram que há uma lingerie perfeita para cada fase da vida?

Penso que sim, especialmente o Bra fitting Mamã ou o Bra fittng Noiva. O mais importante é ser sempre aconselhada pela Consultora de Bra fitting. Cada caso é um caso.



No caso da mastectomia é fundamental que a mulher se volte a sentir bem no seu corpo. Neste caso a escolha do soutien pode fazer toda a diferença?

Sim, sem dúvida.

Uma mulher que tenha passado pela experiência do cancro da mama quer continuar a sentir-se feminina e usar a lingerie ideal para si. O soutien correcto faz a mulher sentir-se bem com o seu corpo e possibilita que vista peças como vestidos de noite, tops de alça fina ou fatos de banho.

O soutien certo que incorpora uma prótese externa adequada proporciona a aparência de dois seios, o que ajuda a encarar o mundo exterior com mais confiança.

No caso da reconstrução do peito, escolhemos o soutien no tamanho e modelo adequados, de forma a que a mama natural e a reconstruída fiquem ao mesmo nível. A existência da assimetria entre a mama natural e a reconstruída vai ser perfeitamente disfarçada com uso do soutien próprio!


Qual é o número mínimo de soutiens que deveríamos ter e em que cores e modelos para termos um guarda-roupa que se adeqúe a qualquer situação?


Neste caso sugerimos o que é chamado “O armário de soutiens”:

· Dois soutiens para roupa mais subida, em estilo Full-Cup ou Balconnet, dependendo do volume do peito, um de tom claro e outro com padrão colorido para roupa mais opaca e escura.

· Um soutien para decotes em V, em formato plunge ou balconnet, dependendo do volume do peito, da cor que melhor se conjugue com a sua roupa.

· Um soutien para decotes em U, meia-copa ou balconnet, dependendo do volume do peito, da cor que melhor se conjugue com a sua roupa.

· Dois soutiens multiusos (cai-cai), um bege para roupa clara e um preto para roupa mais escura.

· Dois t-shirt bra de tonalidades bege, para conjugar com as t-shirt brancas e roupas transparentes.

· Dois soutiens de desporto, de forma a alterná-los entre as actividades desportivas.

· Um corpete para ser utilizado como peça exterior, por exemplo, como um top, por baixo de um tecido transparente, ou como peça modeladora por baixo de roupa mais justa.

· Soutien para dormir, sem aros, aconchegando e protegendo o peito enquanto dorme.

Para cada soutien deve ter duas cuecas a conjugar. Com roupa justa pode utilizar o fio dental e com saias e vestidos optar pela cueca/boxer.


Para quem vai começar a construir o seu armário, pouco a pouco, aconselhamos no início um mínimo de 3 soutiens. A escolha destes depende do tipo de roupa que a mulher veste no seu dia-a-dia e das características do seu corpo.


No caso da linha swimwear qual a diferença entre usar um fato de banho à nossa medida ou comprar uma versão fashion mas que não é adequada ao nosso corpo?
Os fatos de banho nos tamanhos dos soutiens não deixam de seguir as tendências de moda mas têm a vantagem de suportar o peito, levantá-lo, garantindo o conforto e um look elegante. A maior parte das mulheres deveria usar os biquínis e fatos de banho com uma boa estrutura.

Um biquíni triangular nos tamanhos XS, S, M ou L favorece só algumas mulheres.







Como surgiu a ideia de criar uma imagem Art Deco inspirada nos anos 20 (tão em voga esta estação) para a imagem dos Salões “Dama de Copas”?

Os anos 20 são uma época muito inspiradora e extremamente feminina. É a época de emancipação das mulheres. Um período importante para a sociedade marcado pelo desenvolvimento da indústria, das cidades e de novas formas de expressão no design, no cinema, nas artes plásticas e na música com o jazz. Uma boa fonte de inspiração para quem quer introduzir no mercado um conceito inovador.

Para além disso, a Dama de Copa é uma personagem feminina que mexe com o nosso imaginário. Dama de Copas é um jogo de palavras, como o segundo significado da “copa” tem a ver com soutien, achámos este nome muito adequado para o projecto.


Os vossos backgrounds, no caso da Margarida o design industrial e no da Inês o Marketing/Gestão da Marca, são a chave para uma parceria de sucesso?

Sim é verdade e muita vontade de trabalhar!

Acho que além dos sócios é importante ter uma equipa multidisciplinar na empresa!

Neste momento temos 6 consultoras em Lisboa e 4 no Porto. A equipa da Dama de Copas é multidisciplinar, todas as colaboradoras têm curso superior e experiência em áreas tão diversas como psicologia, moda, gestão, marketing e comunicação, o que nos enriquece muito. As consultoras de bra fitting, além de prestarem o serviço de aconselhamento as clientes, participam nas outras actividades da empresa.

Aproveito para anunciar que neste momento estamos à procura de mais uma pessoa para a loja de Lisboa para a função de Consultora de Bra Fiting.


Quais as cores e modelos tendência que aconselham para esta estação?

Em lingerie:

Cor Única: cores fortes, como o amarelo, o rosa e o azul.

Padrões tribais

Estilo retro, misturas de cetim com a renda, cores mais suaves, rosa claro.

Motivos orientais

Em fatos de banho:

Estilo Retro: Pin-Up, cores: vermelho!

Padrões tropicais: Ambiente tropical de África ou do Taiti.

Cor Única: preto, vermelho, roxo.

Está na moda: usar um biquíni em formato cai-cai, fato de banho e tankini.

Uma das fortes tendências é usar lingerie colorida por baixo de algumas peças como as transparências e as rendas, consideram esta tendência elegante? E neste caso que dica dariam para conseguir o look ideal mostrando a lingerie?

Sim, fica bem. O soutien deve ser conjugado com a roupa pela cor. Além disso o soutien quando está visível terá de ser no tamanho correcto, pois só assim ficará elegante.


Como mulheres empreendedoras qual é o vosso conselho para quem esta interessada em criar o seu próprio negócio?

Prepara-se bem. Antes de estabelecer a empresa estivemos a preparar o plano de negócio durante vários meses. Testar a ideia e ver a reacção das pessoas! Ir investindo ao longo do tempo. No início do negócio ter os elementos essenciais e depois quando houver retorno ir complementando. Por exemplo, só passados uns 6 meses é que investimos nos sacos personalizados Dama de Copas. Havia outros investimentos mais importantes, como ter uma boa oferta de produtos. É essencial saber fazer tudo na sua empresa e só depois começar a contratar pessoas.


A Dama de Copas já tem Salões em Lisboa e no Porto. Está nos vossos objectivos expandir a marca para outras cidades ou mesmo para outros mercados? Criar um franchising?

Franchising, penso que não. Mas, sim, temos planos para levar a Dama de Copas a mais sítios!



Neste momento várias marcas estão com campanhas sob o lema “venha descobrir o tamanho certo”. O que vos distingue da concorrência?
A consulta de Bra fitting na Dama de Copas é uma experiência completamente diferente das outras lojas.

Cada peça tem que ser provada! Não vendemos soutiens sem aconselhamento!

As consultoras da Dama de Copas acompanham todas as clientes no provador, o que não acontece noutras lojas.

Uma consultora de bra fitting ajuda a cliente a decidir qual o tamanho e modelos que lhe assentam bem.

Temos mais de 100 tamanhos diferentes de soutiens e cerca de 70 tamanhos diferentes de biquínis, o que nos permite o aconselhamento adequado, em comparação com lojas que têm 5 tamanhos ou talvez uns 15-20 no máximo.

Se por algum motivo não temos o tamanho e modelo certo para a cliente, não vendemos peças que “assentam mais ou menos”.

As lojas que dizem que “as copas C ou D são para peitos grandes” não podem falar sobre o tamanho certo…

Penso que agora vai servir como uma ferramenta de marketing a dizer “venha descobrir o tamanho certo”. São só palavras!



Estes são os vossos 10 mandamentos. Em que se basearam para os criar?

1.º Usar sempre o tamanho correcto.

2.º Escolher o modelo adequado.

3.º Utilizá-lo conforme o tipo de roupa.

4.º Não o usar mais do que dois dias seguidos.

5.º Deixá-lo a repousar no mínimo um dia.

6.º Não lavar na máquina.

7.º Lavar à mão com um detergente suave.

8.º Secar à sombra após espremer.

9.º Guardá-lo dobrado numa gaveta.

10.º Verificar o tamanho cada 6 meses.


A experiência da Dama de Copas. O nosso dia-a-dia. A necessidade de criar e contribuir para as mulheres.



Agradecimentos Studio Glamour cabeleireiros

(Hair & Make-up)

Créditos Fotográficos Joana Quintanilha

4 comentários:

  1. Entrevista fantástica! Fiquei com vontade conhecer!
    Parabéns amiga Carmen!
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ritinha tens de conhecer, vais adorar!
    Beijinhos querida:)

    ResponderEliminar
  3. Parabens pela entrevista...já conhecia a loja e fiquei com vontadecpdecla ir.

    Parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tema fugir-me um pouco, aprendemos sempre alguma coisa mais. Entrevista muito bem conduzida e espaço muito bem conseguido

    ResponderEliminar