Sobre Mim Entrevistas Artigos Produções Lifestyle

15 de março de 2012

Raquel Prates | Na primeira pessoa


Raquel Prates dispensa apresentações. Começou por ser a apresentadora do programa Portugal Radical na SIC, onde nos habituamos a vê-la num registo mais informal. Após outras incursões televisivas Raquel foi-se tornando numa das mulheres mais elegantes do nosso Pais, tendo sido distinguida por diversas vezes como tal. Por outro lado, a associação à arte também esteve sempre presente, tendo mesmo uma galeria de Arte com o seu nome.

Encontrei-me com a Raquel num fantástico final de tarde na Cafetaria Mensagem no Hotel Altis Belém. Se já a admirava fiquei perfeitamente rendida, não só porque de facto faz jus à verdadeira elegância de uma mulher mas acima de tudo por descobrir uma pessoa lindíssima e de riso fácil.



Como é seres considerada a Mulher mais elegante do nosso Pais? Na realidade Carmen sou considerada uma das mulheres mais elegantes junto com todas as outras nomeadas. Na minha opinião a elegância não é mensurável e muito menos competitiva. Acho que todas têm a sua forma de ser elegantes e não me atreveria a dizer que alguém é mais elegante, até porque tenho consideração por muitas mulheres e são de facto um modelo de elegância para mim.
Tendo em conta esta premissa, devo acrescentar que também é uma enorme honra para mim, e sinto-me profundamente lisonjeada com este acto de carinho por parte da Revista Caras, júri e o público que vota. Confesso que fico sem palavras para definir a gratidão e felicidade que implica esta homenagem.


Isso tira espontaneidade ao teu dia-a-dia ou usas exactamente aquilo que te apetece independentemente da opinião pública?

Não, apesar de sentir que existe alguma responsabilidade acrescida porque gostaria de retribuir de alguma forma às pessoas que gostam de mim, acredito que a elegância vai muito mais além do que o que se tem vestido, por isso, não descuro e respeito a opinião mas não sou, nem nunca fui refém do que os outros pensam. Seria infeliz se assim fosse… a minha liberdade é vital para o meu bem-estar.
Sou só eu, a Raquel, simplesmente. Nada mais.


Como foi passares de um look mais informal, como te conhecemos no “Portugal Radical”, para uma das mulheres mais elegantes do nosso País?

Todo o espírito do Portugal Radical, e até por questões práticas devido aos locais de filmagens, implicava uma vertente muito informal. E tinha 17 anos na altura… cresci muito em alguns aspectos e talvez tenha sido essa maturidade que modificou a minha forma de ser e estar.


E já agora como surgiu o “Portugal Radical” na tua vida? Como foi esta primeira experiência em televisão?

O Portugal Radical surge como uma brincadeira entre amigos. Juntámo-nos e fomos ao casting. E eu fui passando todas as etapas até à selecção final. Foi um processo muito rápido. E de repente estava nos écrans de televisão! Na altura não existiam cursos de apresentação. Fui aprendendo com a generosidade de alguns colegas e muito empenho.


A tua relação com a Arte é indissociável da Moda?


São áreas distintas mas com muitos aspectos em comum. O processo criativo, a construção e desconstrução, as texturas, os materiais, elementos estruturais e actualmente até tendências. A imagem, e a comunicação do criador. O seu percurso com os elementos que são mantidos como fio condutor, a vertente estética e a assinatura. Creio que no mundo da arte existe uma responsabilidade diferente porque a erosão do tempo na obra não deve existir. Tal como o prazer de aquisição é emocionalmente diferente.


Quais os teus pintores de Eleição?

É uma pergunta difícil porque todos os pintores têm séries muito distintas, mas gosto muito de Vladimir Velickovic, de Barceló, de Pollock e muitos outros. Nacionais também gosto de muitos por razões muito diferentes, mas vou nomear apenas Artur Bual e João Murillo.


Que projectos tens actualmente no mundo da Arte?

A Artelection.com, uma plataforma online que permite um acesso de 24 horas. É um novo modelo e percursor em Portugal. Pois permite usufruir de descontos na compra imediata ou em prestações. Pode também ser uma nova forma de investimento tangível a todos. Pois os valores muito diferentes, desde a nova geração, aos consagrados nacionais e internacionais. Nomes que já expuseram nos melhores museus do mundo. Pintura, fotografia, e escultura são os pólos mais fortes, e tem sido também como rampa de lançamento de alguns nomes ainda pouco conhecidos neste mercado. Pode ser utilizado só como plataforma de pesquisa, pois contem todas a biografias dos artistas e também o seu percurso profissional, para quem tem curiosidade em saber mais sobre este mercado.


A nível de criadores de Moda quais os que mais admiras, quer a nível nacional, quer internacional?


Quando se trata de eleger acho que devemos valorizar todos os designers/criadores nacionais, para nomear apenas alguns: Luís Onofre, Ana Salazar, Filipe Faísca, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Dino Alves e Nuno Gama. Nos emergentes sou fã das pulseiras e colares Made with Love (na Fashionistas World blog), as carteiras Manjerica.

A nível internacional também é difícil nomear apenas alguns… Actualmente as minhas escolhas recaem no Georges Hobeika, Dries Van Noten, Stella McCartney, Prabal Gurung, Balmain, Chanel, Hakaan Yildirim, Prada, Mary Kantrantzou e Rick Owens. Nos acessórios MMI London, Cristina Zazo, Charlotte Olympia, Dannijo Jewels.


Qual a tua peça de sonho (carteira, sapatos, …) que já adquiriste ou gostarias de ter um dia?


Os meus sonhos passam por outras vertentes. Mas tenho veia de coleccionadora, existem peças que gostaria de adquirir pela sua beleza e construção. Outras vintage porque marcaram momentos da história da moda. Imediatamente surge-me o original e clássico smoking YSL.


Certamente gostas de viajar, quais as cidades com as quais mais te identificas e porquê? 

Sou muito ecléctica. Os lugares também são feitos das emoções que vivemos nesse momento e com quem nos acompanhou. Por isso existem viagens que fiz que são irrepetíveis porque só estão vivas na minha memória, ao voltar poderia ser uma desilusão. Mas sou apaixonada pela África do Sul, Paris e Nova Iorque, como podes verificar tão diferentes entre si.


Quais são os teus restaurantes predilectos?


Os mais simples que me permitem estar completamente à vontade porque já conhecem o que aprecio, é quase familiar. Mais uma vez as emoções e recordações dos cheiros, e paladares que nos fazem viajar aos bons momentos.
Gosto muito do peixe fresco no carvão e as saladas do Soajeiro em Santos, do marisco e de toda a comida do Sete Mares. A comida japonesa do Aya. O recém aberto Bata Preta, ou os Abóboras na zona de Leiria. E os jantares ao final da tarde no Restaurante Carlos na praia e no Algarve.


Em termos de cuidados de beleza tens algum ritual? E marcas de eleição?

Não dispenso os tratamentos da Clinica Dermage com a Dra. Alexandra Osório. Comecei enquanto paciente e actualmente sou a embaixadora da Clinica e com muito orgulho. Uma vez por mês – faço um tratamento para tirar e prevenir as manchas na Clinica DermAge – chama-se Tratamento Whitening. Todos os anos, e numa perspectiva de luta contra o envelhecimento inevitável, faço um Mesoglow da face e decote, consiste na utilização de um complexo vitamínico DermAge para a neoformação de fibras de colagénio e elastina. É um tratamento de 15 em 15 dias durante 1 mês, depois é de 2 em 2 meses.
Actualmente estou a fazer um tratamento contra a celulite e flacidez. Depois informo-te sobre os resultados, mas parece miraculoso!
De manhã e à noite utilizo o Desmaquilhante Revolution, para uma limpeza profunda.
De manhã aplico o Tónico DermAge, para acordar a pele e apagar as rugas mais fininhas.
Ainda em jejum tomo a cápsula antienvelhecimento Revidox . Tenho estado a usar toda a linha Revolution e estou completamente rendida! Pode ser adquirida na Dermage.


Tens cuidados especiais com a linha?

Sim… tenho de ter… Faço exercício físico com caminhadas 3 vezes por semana de 6 km. E tenho um PT Wii!! Gosto de espaços ao ar livre e de estar em casa, mas requer disciplina. A alimentação é também cuidadosa, porque adoro comer. Por isso tento arranjar alternativas para controlar o meu apetite ao longo do dia, e principalmente à noite.


És fiel a um perfume (qual) ou vai variando consoante a ocasião e o estado de espírito?


Não vario muito, porque tenho dificuldade em encontrar os perfumes de que gosto. Isto porque sou fã de especiarias, tabaco, madeiras, odores intensos, e só alguns apontamentos de flores para não perder a feminilidade. São composições mais direccionadas para o público masculino.


Como embaixatriz de uma conhecida marca de jóias, usas sempre jóias no teu dia-a-dia ou também usas peças de bijuteria?
Uso muita bijuteria, actualmente existe uma oferta imensa e de excelente qualidade! Gosto de manter alguma sobriedade e destacar apenas um detalhe marcante, que seja representativo do nosso lado mais irreverente e criativo. Aqui as minhas opções são mais ousadas.

Qual o segredo para estares “sempre” perfeita em todas as ocasiões?


(risos) Carmen, o meu conceito de perfeição é profundamente imperfeito. Gosto dos detalhes da imperfeição, assim como considero que a beleza tem de ter alguma “imperfeição”. É essa vertente que nos torna humanos e únicos. E perante isto não te sei responder, prefiro agradecer o “piropo”. 


Criaste recentemente o “Up-Blog”. O mundo da blogosfera fascina-te?

O Up faz agora apenas 6 meses e tem sido um desafio… Julgo que também é uma forma de me dar a conhecer noutras vertentes, que a minha carreira profissional não permitiu. Hoje existe mais informação inerente à curiosidade do público e também uma acessibilidade diferente. As tendências a nível das áreas criativas (moda, design ,arquitectura…etc) está globalizada e os bloggers tiveram uma grande influência a esse nível, com uma audiência fiel e regular. Onde o público e o blogger têm uma proximidade que nenhuma revista que dita tendências conseguirá ter. E eu gosto desse relacionamento.


Já experimentaste a televisão, a rádio, a imprensa escrita e até o cinema (“Desassossego” de João Botelho). Para onde vai a tua preferência e que área gostarias de desenvolver? Novos projectos para breve?
Adoraria repetir e desenvolver todas as áreas de comunicação que anteriormente referiste…mas proximamente a área que irei desenvolver estará intimamente ligada à moda, como uma extensão do UP BLOG, mas ainda é surpresa!!


Que conselhos darias para sermos elegantes em qualquer ocasião?

Sem querer ser, demasiado, redutora acho que tudo na vida está relacionado com o respeito, e a elegância não é excepção. Respeito seria o meu principal conselho. Em primeiro lugar por nós, pelas nossas convicções, princípios morais e estéticos e como consequência pelos outros com quem nos relacionamos.





Agradecimentos:
 Altis Belém Hotel & Spa (Cafetaria Mensagem) 

12 comentários:

  1. ADOREI! Posso dizer que sou uma sortuda por ter conhecido a Raquel, uma mulher que sempre admirei pela elegancia que traz consigo todos os dias!
    Carmen os meus parabens pela entrevista! Gostei muito! Beijinhos as duas (que estavam fantasticas)!!

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa sempre, a Raquel!! Excelente entrevista, Carmen! Um especial obrigada à Raquel por mencionar as minhas peças de bijuteria :)

    bjs*

    ResponderEliminar
  3. Eu que estive presente posso realmente confirmar que a Raquel é uma mulher extremamente simpática e elegante, aliás o que transparece perfeitamente neste artigo. A entrevista ficou excelente, a conversa correu num ritmo dinâmico e muito divertido e posso dizer-vos que os scones estavam óptimos eheh. Um fim de tarde muito agradável, bem retratado pelas fotografias da Catarina. Congrats!

    ResponderEliminar
  4. Ameii a entrevista, a Raquel é sem dúvida uma das mulher mais elegantes de Portugal!

    Muitos Parabéns Carmen!

    XoXo Fashion Hunter
    http://miwardrobeistuwardrobe.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. A carteira é Manjerica, não é verdade? É linda!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da entrevista, Carmen! É semprebom conhecer um pouco mais da Raquel, que parece mesmo ser uma pessoa maravilhosa!
    Parabéns ás duas
    Kiss
    Maf

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelos simpáticos comentários! A Raquel é de facto uma pessoa extraordinária, o que ajudou muito ao sucesso desta entrevista;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela entrevista. A Raquel é uma inspiração para todas nós. Irrepreensível em todas as ocasiões, única e muito feminina.

    A escolha do espaço, das marcas e sobretudo da conversa tão agradável prenderam a minha atenção e quando terminou... apeteceu-me ver e ler de novo.

    Bjnhs :-*

    ResponderEliminar
  9. Parabéns!
    Adorei ler : )
    A Raquel é super elegante, mas a Carmen não lhe fica atrás. Fantásticas as duas!

    Marta,
    do blog Trend me too.

    ResponderEliminar
  10. Que bom Adelaide, a entrevista foi feita com muito carinho por isso fico muito feliz que o resultado seja este!

    Marta muito obrigada pelo elogio. A Raquel é para mim uma fonte de inspiração a vários níveis por isso fico sem palavras perante essa comparação;)

    Um beijinho às duas.

    ResponderEliminar